Clero da Diocese se reúne na cidade de Cuité-PB

Por - em 5 anos atrás 418

A Paróquia escolhida desta vez, foi a casa de Nossa Senhora das Mercês na cidade de Cuité, Forania Curimataú, onde o clero diocesano esteve reunido na manhã desta terça-feira, 08. E sob a invocação da Santa Virgem Maria, iniciaram seus trabalhos conduzidos por Dom Dulcênio Fontes de Matos.

A reunião do Clero teve por objetivo tratar do andamento do ano pastoral, bem como, discutiram assuntos importantes, a pauta foi iniciada com a oração da manhã, seguiu-se com a leitura da ata da reunião anterior e palavra de acolhida do Bispo que aproveitou para apresentar os novos sacerdotes que chegaram ou foram recém ordenados.

Dom Dulcênio aproveitou para falar do seu sentimento pelos novos padres: “É para mim uma grande alegria contar com a presença dos demais padres nas celebrações de ordenação. Fiquei satisfeito por ver grande presença do clero”. Também, comentou que haverá uma Missão de Férias dos Seminaristas pela Região do Brejo, no mês de dezembro. Primeiro ocorrerá um momento de convivência entre eles e depois a missão pelas paróquias.

Outro ponto importante foi quanto à disciplina dos sacramentos em que o Bispo fez algumas advertências, entre elas, que Ministros Extraordinários da Comunhão não podem dar Benção do Santíssimo Sacramento, pediu que tivéssemos cuidado para não banalizar a Eucaristia com shows dentro da celebração, distribuição de coisas que não estão no rito oficial da Igreja, uso de paramentos litúrgicos somente nas celebrações e pediu também que não usassem nomes temáticos para a missas.

Em seguida o Vigário Geral, o Padre Luciano Guedes, falou sobre a preparação do Novo Diretório para os Sacramentos que está em fase de estudos pelas paróquias das das Foranias que remeteram à Diocese suas avaliações como contribuição ao Diretório. O Pe Luciano falou também sobre a Festa da Padroeira da Diocese, Nossa Senhora da Conceição, prevista para os dias entre 29 de novembro e 08 de dezembro. Este ano haverá a comemoração dos 250 anos da Paróquia da Catedral. Para esta ocasião estão sendo convidados os Bispos da Província Eclesiástica da Paraíba, Padres da Diocese, Religiosos e todos os que fazem parte da caminhada desta Diocese.

Em seguida, o Padre Leandro Márcio, Reitor do Seminário, agradeceu a todos pela Obra das Vocações Sacerdotais – OVS, tanto pelas orações como pelas ajudas materiais. Ele lembrou que atualmente residem 38 seminaristas e para 2020 a previsão é de 45 estudando e residindo no Seminário. Aproveitou-se para convidar o Clero para a Semana Filosófica e Teológica que acontecerá de 22 a 25 de dezembro, sobre Religião e Ateísmo.

Muitos outros assuntos foram tratados: Paróquia nova de São João Paulo II, Semana Missionária da Juventude, mês extraordinário das missões, programação sobre Dia Mundia do Pobre, informações do setor econômico, Assembleia Diocesana, Congresso Eucarístico em Recife, entre outras informações.

Ao final, Dom Dulcênio encerrou a reunião agradecendo a presença de todos e rezou com o Clero. As reuniões do Clero costumam acontecer bimestralmente e trazem em suma as questões atuais da Diocese, dentre outros assuntos que julgam ser pertinentes.

Padre Márcio Henrique com Fotos: Pe. Haroldo Andrade