Em Picuí-PB, Gestão Municipal e UEPB firmam convênio para estudo dos sítios arqueológicos

Por - em 5 anos atrás 445

A Prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, firmou um convênio com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para realização do trabalho de preservação dos sítios arqueológicos e históricos de Picuí.

A primeira ação do convênio, que está sendo preparado e será assinado em breve, aconteceu neste sábado, 08 de junho, com a chegada do Professor Dr. Juvandi de Souza, que visitou alguns sítios arqueológicos, acompanhado por Fabiana Agra (diretora de Turismo e Meio Ambiente de Picuí e presidente do COMTUR); Dênis Motta Oliveira (um dos responsáveis pela sítio arqueológica da Pedra do Ingá); Ian Cordeiro e Janaína Gomes (estudantes do curso de História-UEPB); Udenilson Silveira, Clidenora Ferreira e Francisco Bezerra (membros do Conselho Municipal de Turismo de Picuí – COMTUR) e Wedson Lima (integrante da Associação Trilhas na Caatinga de Picuí).

Em conversa com a comitiva, o prefeito Olivânio Remígio falou da importância do convênio entre os entes, e dissertou acerca da forte presença dos sítios arqueológicos no município de Picuí e do imenso potencial neste setor a ser estudado.

A comitiva visitou os sítios arqueológicos Cachoeira do Pedro, Paredão do Pocinhos e Pimenteira, além do “Cemitério dos Bixiguentos”, localizado na comunidade rural Conceição. Na oportunidade, o prof. Dr. Juvandi de Souza preencheu documentação necessária para o registro de alguns sítios junto ao IPHAN. Os próximos passos do estudo, logo que o convênio for assinado, estarão voltadas para o trabalho de educação patrimonial com os professores e alunos do município e o trabalho de campo nos sítios escolhidos para este fim.

Fonte: Departamento de Turismo e Meio Ambiente