PMDB fecha apoio à Previdência e pode punir parlamentar que votar contra

Por - em 6 anos atrás 457

venezianoA Executiva Nacional do PMDB decidiu nesta quarta-feira (6) fechar questão a favor da proposta de reforma da Previdência Social. O anúncio foi feito pelo Twitter.

Na prática, com o fechamento de questão, o PMDB poderá punir deputados e senadores que votarem contra a proposta. As punições nesses tipos de caso variam e podem até levar um parlamentar à expulsão da legenda.
Após a reunião da Executiva, o presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), afirmou que não foi fixada uma punição específica. Segundo ele, as sanções serão estabelecidas posteriormente, caso a caso, pela Comissão de Ética do partido.
Maioria a favor da reforma
Nesta terça (5), o líder do PMDB na Câmara, Baleia Rossi (SP), já havia informado que a maioria dos integrantes da bancada do partido se diz a favor da reforma. A partir daí, ele encaminhou a sugestão de fechamento de questão à Executiva Nacional, que teria de dar aval ou não à medida.
Desde a semana passada integrantes da base cobravam o PMDB para que o partido fechasse questão, “puxando a fila” para outros partidos aliados ao Palácio do Planalto também fazerem o mesmo.
Entretanto, nomes considerados independentes no PMDB, como Jarbas Vasconcelos (PE), e outros que votaram a favor das denúncias contra Temer, como Veneziano Vital do Rêgo (PB), Celso Pansera (RJ), Laura Carneiro (RJ), Mauro Mariani (SC) e Vitor Valim (CE) podem se insurgir novamente contra a orientação do partido.
Até agora, além do PMDB, só o PTB também já fechou questão. O partido considera que a reforma é “primordial” para a retomada do crescimento no Brasil, acabando com os privilégios.
ParlamentoPB com G1