Policia é acionada para conter invasão e restabelecer a ordem no Poder Legislativo em Picuí

Por - em 8 anos atrás 632

pt picui camara jpeNas primeiras horas da manhã desta quinta feira (20), a Câmara Municipal de Picuí, foi tomada por dezenas de simpatizantes Petistas, como forma de pressionar os parlamentares mirins do município a não votarem um Projeto de Resolução que muda dois artigos da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Casa “Francisco Eduardo de Macedo”. O primeiro se refere à presidência dos trabalhos na primeira sessão solene da Câmara realizada no início de cada legislatura, onde o texto assegura que será presidida pelo vereador mais votado no último pleito e de acordo com a Emenda Modificativa, será a partir de sua aprovação, presidida pelo ex-presidente reeleito ou do contrário pelo vereador mais votado.

A segunda modificação na LO será a realização das duas eleições para presidência da casa no 1º e 2º período, realizada na primeira sessão da legislatura, assim como procedeu a Assembléia Legislativa da Paraíba e diversas Câmaras espalhadas pelo Brasil a fora. No texto atual, as eleições serão realizadas na sessão de posse dos vereadores e a 2ª eleição até o final do 2º período legislativo.

De acordo com o vereador Aldemir Macedo (PTdoB), trata-se de uma Emenda normal, apresentada através de um direito líquido e certo dos vereadores e que não trás nenhum prejuízo ao município.

O Vereador Ataíde Xavier (PSD), disse está perplexo com a atitude dos Petistas Picuiense, que insiste em querer interferir nas votações e projetos do parlamento, fato que não vão conseguir, e o que mais impressiona atribuir de golpe o direito de a maioria mudar a Constituição Municipal e o Regimento da Casa, que não traz prejuízos para os munícipes e só terá validade na próxima legislatura.pt picui camara 2

“Se faz necessário e urgente que o Prefeito eleito, desça do palanque e se preocupe com a formação de sua equipe e os graves problemas e dificuldades que deve enfrentar durante sua gestão que começa em janeiro em função dos recursos escassos advindos do FPM. Penso que a estratégia de falar mal das Rádios e buscando confronto com o Legislativo Municipal em nada vai contribuir com a sua administração. É preciso de muito diálogo e entendimento para o êxito de sua administração e o bem de todos nós picuienses” Disse o vereador reeleito Vidal Negreiros (PTB).

Segundo a presidente da Câmara Ednalva Dantas (PSD), o adiamento da sessão extraordinária se fez necessário, em razão da viagem a São Paulo da vereadora Patinha (PSB), para fins de acompanhamento da saúde de um de seus familiares. “O Projeto em tela será incluído na pauta da Ordem do Dia tão logo aconteça o retorno da parlamentar, uma vez que tudo está sendo conduzido de forma legal e fiel cumprimento a legislação vigente.

Em razão da não realização da sessão e conseqüente invasão com a utilização constante de fogos na porta do Poder Legislativo por parte dos simpatizantes petistas, a polícia foi acionada com vistas a restabelecer e preservar a ordem e o direito dos funcionários trabalharem.

Portal do Curimatau