Em Campina Grande, Justiça libera detentos do presídio do Monte Santo

Por - em 4 anos atrás 386

Em Campina Grande, os presos do regime semi-aberto estão sendo liberados para ir para casa por causa do coronavírus.

A principal mudança será em relação ao período noturno. Os setenta presos que já cumprem regime semi-aberto e precisavam dormir no presídio do Monte Santo agora poderão dormir em casa.

Eles se juntam a outros 150 presos com tornozeleira eletrônica que já podiam ficar em casa à noite.

– Os presos que se encontram no Monte Santo, são presos do regime semi-aberto. Semi-abertos são aqueles que durante o dia saem para trabalhar e se recolhem à noite em suas casas. O que vai ser feito é que esses presos vão sair para trabalhar durante o dia e à noite vão se recolher em casa mesmo. Então eles não vão mais voltar para se recolher à noite na unidade prisional porque seria um contra senso agregarmos esses presos, eles saírem durante o dia para trabalhar ter todo tipo de contato e voltar e agrupar essas pessoas – destacou o juiz Gustavo Lyra.

Essas medidas passam a valor a partir de amanhã e devem durar por sessenta dias ou enquanto o número de casos do novo vírus estiver aumentando. Esses presos poderão sim dormir em casa, mas irão precisar cumprir algumas condições.

– A partir das sete da noite, estar recolhido em sua residência, não se ausentar, não poder beber, não poder frequentar, mesmo durante o dia, certos ambientes como bares, como locais de jogo. Então são limitações que essas pessoas sofrem no cumprimento da pena, mas que vão ter a possibilidade de dormir em sua residência no recolhimento domiciliar – disse o juiz.

A decisão segue uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça, e foi pensada na tentativa de diminuir o contato dos presos com os funcionários do presídio e também com o restante da população, já que eles estão em regime semi-aberto.

*com informações do JPB