PB reduz em 11% o número de homicídios de janeiro a setembro, diz Estado

Por - em 8 anos atrás 457

homicidios pb jpeDe acordo com números da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), houve redução de 11% dos assassinatos registrados na Paraíba, de janeiro a setembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2015. Segundo dados divulgados, nos três primeiros trimestres de 2016 foram contabilizados 985 crimes violentos letais intencionais (CVLI), que são os homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte, enquanto que nos mesmos meses do ano anterior foram registrados 1.107 casos.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira (17), durante reunião de monitoramento dos dados da segurança pública, realizada no Palácio da Redenção, em João Pessoa, com a presença do governador Ricardo Coutinho. “Peço ainda mais esforço por parte de todos da área da segurança para que possamos alcançar um resultado cada vez melhor”, pontuou o governador.

Na ocasião, Ricardo adiantou que, na próxima sexta-feira (21), vai autorizar a implantação do novo sistema de comunicação via rádio das forças da segurança. “Vamos substituir a tecnologia analógica pelo sistema digital. Isso representa mais segurança na transmissão de informações, mais agilidade e eficiência nos resultados. Essa é uma ação estruturante que contribui para reduzir ainda mais os indicadores de violência”, observou.

Homicídios

Os números que do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Pasta ainda apontam a redução da taxa de homicídios no estado, que saiu de 44,3 por 100 mil habitantes para uma projeção de 32,9 por 100 mil habitantes, com base nos dados de janeiro a setembro.

Os assassinatos de mulheres também diminuíram nos três trimestres de 2016 em comparação ao ano passado. Foram 79 casos contra 81. De acordo com o Nace, o número de homicídios de mulheres representa 8% dos crimes contra a vida registrados nesse período e também tem caído ano a ano, já que em 2011 foram 146 casos e em 2015 aconteceram 111 crimes desse tipo com vítimas do sexo feminino.

“Buscamos dar continuidade ao trabalho que está sendo desenvolvido, garantindo cada vez mais avanços na segurança”, disse o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima.

Redação