Governador admite rodízio de veículos na Grande João Pessoa e diz que Covid-19 avança rumo ao interior

Por - em 4 anos atrás 445

O governador João Azevêdo comentou sobre a proposta de um plano de ação que visa ampliar as medidas de isolamento social para conter uma maior propagação do coronavírus, na Região Metropolitana de João Pessoa. Durante entrevista concedida ao telejornal JPB, reproduzida na noite desta quinta-feira (14), o chefe do Poder Executivo estadual admitiu a implantação de medidas que “efetivamente vão endurecer as regras de mobilidade urbana”.

De acordo com Azevêdo, o plano de ação será apresentado já nos próximos dias, e tem por meta conter uma maior propagação do coronavírus nos municípios da Grande João Pessoa, que concentram mais de 70% dos casos da doença no Estado. Para isso, serão propostos eixos fundamentais, a exemplo de ampliação de campanha educativa sobre a importância do isolamento social; a distribuição do uso de máscaras, com a adoção de aplicação de multa para pessoas que não estejam fazendo a utilização; parceira com a fiscalização nas feiras livres; e a diminuição da mobilidade de veículo e de pessoas, restringindo ao máximo as movimentações que hoje ocorrem nas cidades, incluindo o possível rodízio de veículos.

“Sim existe [a possibilidade de rodízio de veículos], essa é uma sugestão que foi colocada na mesa. Estamos avaliando cada medida a ser tomada, até por que, principalmente, para minimizar esses deslocamentos desnecessários que estão acontecendo hoje entre João Pessoa e Conde, João Pessoa e Cabedelo, Cabedelo e Lucena, entre outros. São deslocamentos desnecessários que estão auxiliando o aumento de números de contaminação”, disse.

Ainda de acordo com o governador, a meta é evitar que a saúde pública chegue ao colapso. “Não queremos chegar nessa situação, que se dá pela falta de leitos, pela falta de pessoal para cuidar dos pacientes, que nós estamos cuidando abrindo editais para novas contratações, incluindo mais médicos, e, terceiro, pela falta de medicamentos e equipamentos, que estamos buscando adquirir em todos os lugares, porque há uma demanda muito grande e um consumo muito alto, de medicamentos para cada paciente que está hoje em cada UTI”, frisou.

LEITOS PRIVADOS

O governador ainda esclareceu sobre a sanção da lei 11.686/2020, de autoria do deputado estadual Wilson Filho (PTB), que autoriza o Estado a internar pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais particulares enquanto perdurar o período de pública por endemias.

“Não significa dizer que estamos retirando leitos dos planos de saúde para toda a sociedade, porque tem estabelecido na Lei que, só se houver colapso do sistema de saúde, que nós estamos trabalhando para que não haja, é que nós poderemos requisitar leitos disponíveis nos hospitais privados”, explicou o governador que complementou: “A ideia é que nenhum cidadão, seja ele com recursos financeiros ou não, fique sem atendimento na rede hospitalar da Paraíba”.

CRESCIMENTO DE CASOS

Por fim, João Azevêdo ressaltou a compra de mais 10 mil testes rápidos para distribuição na Paraíba. O objetivo é ampliar o volume de testagem na população para que se possa identificação o perfil dos infectados por Covid-19, doença que já atingiu mais de 120 mil municípios da Paraíba.

“É uma onda que está indo para o interior do Estado e que a gente sabe que no futuro poderá trazer reflexo até para a Região Metropolitana [de João Pessoa] e, isso nos preocupa, por isso estamos ampliando o número de leitos em Patos, Campina Grande, em Cajazeiras, para que possamos ter o atendimento nessas localidades sem refletir na Região Metropolitana nessa primeira onda em que temos mais de 70% dos casos”, concluiu.

Redação