Veja o que você precisa saber para começar essa segunda-feira (2) de dezembro bem informado

Por - em 4 anos atrás 605

Bom dia,

O Portal do Curimataú reuniu as principais notícias desta segunda-feira (2), para você começar o dia bem-informado.

Eleições em Cuité

Se mantidas as pretensas candidaturas a Prefeitura de Cuité para as eleições do próximo ano, o maior município da região poderá ter um marco na sua história. Três nomes devem ser apresentados como opções ao eleitorado, a do atual prefeito Charles Camaraense (Cidadania), candidato natural à reeleição, a da ex-prefeita Euda Fabiana (MDB) e uma terceira via que antes era vista como impossível, foi anunciada recentemente e já ganha forma pelas mãos do vice-prefeito Eliú Pessoa (PP). Durante a semana o presidente da Câmara Renan Furtado (PR), lançou seu nome para ser avaliado dentro de seu grupo, liderado pelo casal Bado e Euda, mas segundo ele sem divergência com os mesmos.

Mortes em Paraisópolis

Seguem as investigações sobre as mortes durante um baile funk em Paraisópolis, Zona Sul de SP, no fim de semana. 9 pessoas morreram pisoteadas durante um tumulto em meio a uma ação policial na comunidade na madrugada de domingo. Na noite de ontem, os moradores fizeram um protesto pedindo justiça. Parentes dos mortos acusam policias militares de armarem uma ‘emboscada’. Já a PM afirma que foi provocada e atacada por criminosos. Policiais envolvidos na operação prestaram depoimento neste domingo. O governador João Doria lamentou as mortes e pediu ‘apuração rigorosa dos fatos’.

Confraria do Crisostomo em Picuí

Neste domingo (1), aconteceu a confraternização dos amigos da Confraria do Crisostomo, na cidade de Picuí, Seridó paraibano, onde há muitos anos existe esse grupo de amigo que se reúne várias vezes por mês, e no final do ano os amigos se confraternizam.

O evento aconteceu em uma piscina localizada próximo ao Parque de Vaquejada de Picuí e contou com a participação de dezenas de amigos e familiares.

Tortura no Rio

Novos laudos reforçam denúncia de tortura durante intervenção federal no Rio. A segurança pública do estado ficou sob intervenção federal de fevereiro a dezembro de 2018. Durante este período, em 21 de agosto, sete jovens foram presos em uma comunidade na Zona Norte da cidade. De acordo com a Defensoria Pública, eles só foram apresentados à Justiça dois dias depois.

O relatório da juíza da audiência de custódia anota que estavam “lesionados, com diversos ferimentos”. Os presos dizem que foram torturados pelos soldados no momento da prisão, dentro do quartel, onde teriam sido submetidos a choques e “madeiradas”.

Nova UBS em Picuí

Nos próximos 120 dias, o município de Picuí será agraciado com mais uma Equipe de Saúde da Família – ESF.

A empresa ganhadora da licitação, B&N Construções, iniciou as obras de construção da Unidade Básica de Saúde – UBS – tipo 1, de acordo com recomendações do Ministério da Saúde, em parceria com o Governo Federal, num investimento R$ 651.368,91.

A referida unidade de saúde está sendo edificada no bairro JK e abrigará a 9ª Equipe de Saúde da Família do município, devendo atender mais 1.600 famílias.

Dólar em alta

O dólar fechou novembro com valorização de 5,7%. Na última semana do mês, a moeda bateu vários recordes seguidos. No ano, a alta acumulada é de 9,43%. Renegociação de dívidas

Alguns dos maiores bancos do país vão fazer um mutirão a partir de hoje para renegociar dívidas de clientes em atraso. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os débitos serão negociados em condições especiais.

O mutirão faz parte de um acordo de cooperação com o Banco Central, e vão participar Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander. De 2 a 6 de dezembro, mais de 200 agências bancárias dessas instituições em todo o país vão ficar abertas até as 20h.

Além de renegociação de dívidas, será possível obter orientação financeira.

Licitações em Picuí

A prefeitura municipal de Picuí realiza nos próximos dias uma série de processos licitatórios na modalidade tomada de preços, visando à contratação de empresas de construção civil para execução de obras de reformas de um complexo de saúde, recuperação e ampliação do almoxarifado municipal e pavimentação de várias ruas na sede do município.

De acordo com publicações no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, os processos licitatórios acontecerão nos dias 12, 18, 19 de dezembro de 2019 e 07 de janeiro de 2020, a partir de 9:00 horas da manhã.

Concursos

Pelo menos 208 concursos públicos no país estão com inscrições abertas hoje e reúnem 24,2 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 33.689,11 no Ministério Público do Trabalho (MPT).

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Veja todas as oportunidades abertas.

Marília e a fama

Quem vê os popstars do sertanejo brasileiro viajando de jatinho e levando chuva de like no Instagram acha que a vida deles é só alegria. Mas desabafos recentes como o de Marília Mendonça, que anunciou pausa na carreira ontem para se dedicar à maternidade, mostram que a situação é muito mais complexa.

Segue o trabalho na Paraíba

O governador João Azevêdo apresentou, nesta sexta-feira (29), na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), em São Paulo, os potenciais econômicos e oportunidades de investimentos da Paraíba a grupos empresariais interessados em investir no Estado. Na ocasião, o gestor detalhou os projetos para implantação do Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa, e do estaleiro para reparos navais, no município de Lucena, além de ações voltadas para as áreas de saneamento, infraestrutura, segurança hídrica, solidez fiscal e pesquisa e tecnologia.

Brasileirão

O fim de semana foi de mais uma atuação de gala do campeão Flamengo. Jogando em São Paulo, o time carioca derrotou o Palmeiras por 3 a 1, o que causou a demissão do técnico Mano Menezes. O domingo também teve as vitórias do Grêmio sobre o São Paulo e do Atlético-MG, que bateu o Corinthians. Hoje, o Cruzeiro tenta deixar a zona de rebaixamento ao encarar o Vasco, fora de casa. Os mineiros têm 36 pontos e está na 17ª posição, a dois pontos do Ceará, primeiro fora do Z-4.

Fórmula 1

Lewis Hamilton encerrou a temporada 2019 da Fórmula 1 em grande estilo ao vencer de ponta a ponta o Grande Prêmio de Abu Dhabi. Com o 11º triunfo em 21 corridas no ano, o hexacampeão mundial ficou a apenas sete vitórias de igualar o recorde de 91 de Michael Schumacher.

Temporada de Fórmula 1 chega ao fim com exibição primorosa do hexacampeão Lewis Hamilton

Em outro quesito, o inglês já igualou o alemão: terminou o ano com pontos em todas as corridas, assim como o heptacampeão em 2002. Com a melhor volta da prova, Hamilton ainda alcançou o Grand Chelem, termo usado quando um piloto vence de ponta a ponta largando da pole e com a volta mais rápida.

Previsão do Tempo

Nesta segunda-feira (2), na Paraíba, o tempo deverá se manter com reduzida concentração de nuvens em todas as regiões que compõem o estado da Paraíba. Assim, altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa do ar deverão ser registrados, especialmente nas regiões do Sertão, Alto Sertão e Cariri/Curimataú no período da tarde.

Temperatura; Curimataú máxima de 35º com Mínima de 21º

Hoje é dia de…

Dia Panamericano da Sáude

Dia Nacional das Relações Públicas

Dia Nacional da Astronomia

Tudo isso e muito mais, você vai ficar sabendo acessando www.PortaldoCurimatau.com.br

Portal do Curimataú