EXCELENTE REPERCURSÃO ESTADUAL O FATO DE SOSSEGO, EM TRÊS ANOS, NÃO TER SIDO REGISTRADO HOMICÍDIO

Por - em 10 anos atrás 819

A avaliação processada pelo comando do 9º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado a cidade de Cuité, e responsável pela segurança militar em toda região do Curimataú, juntamente com a Polícia Civil, com sede em Picuí, foi por demais auspiciosas para o Município de Sossego que, segundo o boletim informativo da PM e PC não apresentou nenhum homicídio nos últimos três anos, fato que dá uma demonstração da sua tranqüilidade na justificativa do nome: SOSSEGO.  

Sossego, município com uma população beirando os quatro mil habitantes, saiu do ostracismo, deixando de ser inexpressiva no seio da sociedade paraibana, para se projetar e ganhar prestígio no meio administrativo estadual e colocar-se entre os representantes políticos na esfera federal. Sossego, hoje, tem seu roteiro conhecido. Demograficamente cresceu, em pouco mais de cinco anos, 12.32%. Na ação administrativa municipal é destaque na região como o 5º melhor Município em atendimento a saúde. Entre os 223 municípios paraibanos, ocupa a 18ª posição na Transparência Pública, fato relevante para um pequeno Município.

O seu gestor atual, Carlos Antonio Alves da Silva, popularmente conhecido por Carlinhos, aos 33 anos assumiu o comando administrativo do Município com a missão de mudar o caminho que até 2008 era percorrido sem destino, sem crescimento, e sem progresso. Com o conceito de se colocar entre os 20 Melhores Gestores do Nordeste, título que lhe foi concedido em 2011 por uma empresa idônea avaliadora de ações administrativas municipais em todo o Brasil, o prefeito não parou. Não ficou na glória do conceito, arregaçou as mangas, caiu em campo, procurou autoridades, foi a Brasília e transformou Sossego num verdadeiro Canteiro de Obras.

Em cinco anos e poucos dias de governo, hoje com 38 anos, com direito a reeleição, prova do quanto fez de positivo, deu nova conotação a saúde transformando o Posto Médico num verdadeiro Centro de Saúde inclusive capacitando todos os funcionários em suas devidas atuações profissionais. Aumentou à frota de veículos a disposição, contratou empresas prestadoras de serviços no atendimento a saúde em outras cidades, fez convênios com hospitais e clinicas, aumentou o número de UBS – Unidade Básica de Saúde – e fortaleceu o atendimento na Farmácia Básica e Laboratório. Na educação o Município tem conceito excelente junto ao Ministério da Educação com a qualidade do ensino, excelente corpo docente e escolas com espaços físicos compatíveis.

Em todas as áreas administrativas, nesse período de mudança entre 2009 e 2013, agora 2014, o Município de Sossego tem outra história. Como bem atestam as autoridades policiais da região, a população vive mais tranqüila, sem medo de sair às ruas e as famílias em suas casas têm mais condições de segurança em seus lares. O que não acontecia em gestões anteriores, tais como convivência, diálogo, entendimento entre gestores e povo, atualmente, em todas as áreas, é o inverso. O gestor mora na cidade, seus auxiliares diretos são residentes locais, o que prova a união e atenção com a população.

Essa conotação positiva dada pelos comandantes da segurança regional, nada mais é do que o bom convívio. Hoje, com certa freqüência, se vê na cidade, e até na zona rural, o comandante do 9º BPM/PM, Major Galvão, visitando seus comandados e tomando conhecimento, in loco, as ocorrências. O mesmo acontece com o comando da Polícia Civil que costumeiramente é visto dialogando com a população em plena cidade. Isso, como está sendo levado à mídia, nada mais é que a boa convivência do governo municipal com as polícias militar e civil.

Quem sai ganhando com tudo isso é o povo. Não existe mais a indiferença entre polícia e povo. A interação, implantada pelo comando do 9º BPM/PB surtiu o efeito desejado aproximando o policial militar das informações e manutenção da ordem local. O mesmo ocorrendo com a polícia civil que, no seu modo de operação, também faz o perfeito serviço de aproximação com a sociedade. Todos estão de parabéns. A sociedade sosseguense pela tranqüilidade, o governo municipal por oferecer condições à segurança local, a polícia civil pela assistência que oferece a população, e a polícia militar do 9º BPM/PB que soube aglutinar a responsabilidade da segurança a população e o desenvolvimento social entre polícia e povo.

Revendo documentos e colhendo informações de pessoas residentes no Município, o último caso de homicídio registrado no Município de Sossego foi no ano de 2005, fato ocorrido no centro da cidade. Em 2010 ocorreu um homicídio na periferia da cidade, estrada para Cubati, envolvendo pessoas não residentes no Município, desconhecidos, com registros nas delegacias especializadas por se tratar de prática de crime por pessoa não residente na localidade, notadamente de outro Município, e vitima também de outra localidade, visto que estavam em trânsito e procedentes de “bebedeiras” realizadas em locais não identificados. O fato não teve registro de homicídio no Município de Sossego. O último ocorreu em 2005, segundo registro policial.

A matéria, recentemente divulgada na mídia paraibana, de procedência do 9º Batalhão da Policia Militar da Paraíba, sediado em Cuité, com aval da Polícia Civil que tem sua sede na cidade de Picui, surtiu o efeito esperado, ganhou conotação além fronteira estadual e fez jus ao nome da cidade, SOSSEGO, porque deu uma demonstração de que a “tranqüilidade” convive com a população. Algumas pequenas ocorrências são imediatamente sanáveis sem preocupar a sociedade, principalmente pela pronta intervenção da segurança local. Saber que nos últimos três anos nenhum homicídio foi registrado é de grande valor social para o Município, para a região, e para o Estado, haja vista ser ação direta da Segurança Pública do Estado da Paraíba.

Adamstor Chaves

    Sem tags.