Em João Pessoa-PB, Prefeito entrega viaturas e equipamentos à Guarda Municipal

Por - em 10 anos atrás 456

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participa da solenidade de apresentação dos novos equipamentos da Guarda Municipal nesta terça-feira (18), a partir das 10h, no Ponto de Cem Réis. Serão entregues 26 motos equipadas, duas viaturas, 50 pistolas não letais, um micro-ônibus customizado com uma base de videomonitoramento e 150 sprays de pimenta.

O secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Geraldo Amorim, também estarar presentes no evento e destaca que a Guarda Municipal passa por uma profunda reformulação. “Temos trabalhado com a mentalidade de prevenção. Nosso objetivo é sempre desenvolver ações que coíbam a prática de crimes. Queremos-nos cerca de equipamentos para desenvolver nosso trabalho preventivo”, destacou.

Parte dos equipamentos que serão entregues foi adquirido com recursos próprios da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e também em parceria com o Governo Federal, por meio do convênio "Crack, é possível vencer!".

 Dentro da parceria com o Governo Federal, a PMJP já adquiriu 20 câmaras de alta resolução, que estão em fase de instalação por todo o Centro da cidade. O objetivo da iniciativa é prevenir o tráfico do crack.

 Programa – O plano "Crack, é possível vencer!" foi lançado no final de 2012, em solenidade no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Ele consiste numa ampliação e inovação do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack. Estão envolvidos os Ministérios da Justiça, Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, entre outros.

 Os objetivos são aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários, enfrentar o tráfico de drogas e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção por meio da educação, informação e capacitação.

 O plano prevê o investimento de R$ 3,92 bilhões com atuação articulada entre governo federal, estados e municípios, além da participação da sociedade civil e o monitoramento intensivo das ações. Os eixos de atuação são: cuidado (saúde), autoridade (segurança pública) e prevenção.

 Carnaval 2014 – Com a entrega dos equipamentos, a população já poderá vê-los a serviço durante os festejos do Folia de Rua e do Carnaval Tradição. Os equipamentos também receberão o apoio dos 250 novos guardas municipais, que já passaram por treinamento e até o início dos festejos já estarão aptos a desenvolverem seus trabalhos.

Redação

    Sem tags.