Prefeitura de Picuí é finalista nacional do Prêmio ODS Brasil com o Projeto fábrica de solos.

Por - em 5 anos atrás 431

picui solosA Prefeitura de Picuí, por meio do Governo da Participação e Secretaria de Agricultura em parceria com o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Picuí recebeu na noite desta segunda-feira (05) a notícia de que está em primeiro lugar na lista das finalistas do prêmio ODS Brasil com o projeto do centro municipal de compostagem (fábrica de solos).

Após a visita in loco dos representantes avaliadores do prêmio ao município ocorrido em 20/09 em que tiveram oportunidade de conhecer na prática como o projeto funciona e seu impacto no município, a boa notícia foi recebida com muita alegria por todos os envolvidos no projeto. Ranieri Ferreira, secretário de Agricultura e um dos mentores do projeto, pontuou que: “É um sentimento de realização enquanto gestão, mas também enquanto profissional e militante da causa, já que trabalhamos há anos a sustentabilidade e a convivência com o semiárido. Assim, o Prêmio ODS Brasil 2018 vem para demonstrar que já estávamos trabalhando ações de forma antecipada ao prêmio, que nós não iniciamos um projeto para concorrer ao prêmio, pelo contrário: nós já tínhamos uma ação em curso, o “Projeto Fábrica de Solos”, que encaixou-se no Objetivo 15 e, indiretamente, em outros objetivos. E para o Governo da Participação é uma satisfação muito grande saber que estamos trabalhando temáticas inovadoras, de intervenção direta na realidade local, e que traz a sustentabilidade local e a dignidade das pessoas”, finalizou.

Já o coordenador do NEA, professor Frederico Campos Pereira, pontuou que: “A ação da Fábrica de Solos diminuiu em 30% a quantidade de lixo no aterro controlado de Picuí, sendo um exemplo para outros municípios. Trata-se de uma ação prática e sustentável, no sentido de tentar resolver problemas reais pelos quais nenhum município está isento. O Nea já atua em parceria com a Prefeitura Municipal de Picuí no tocante à destinação de parte dos resíduos orgânicos, mas entende que é necessário ampliar essas ações, e é o que pretendemos, a partir das primeiras avaliações do projeto”, finalizou.

Para o Prefeito Olivânio Remígio, “quando lançamos o programa Campo Sustentável, tínhamos como horizonte, várias estratégias inovadoras para a produção agropecuária do município, com base na agroecologia. Nesse contexto, as parcerias institucionais têm sido fundamentais para fazermos as transformações e materializar as ideias”.

De acordo com a CNM, A última etapa de avaliação do Prêmio ODS Brasil consiste no julgamento das práticas finalistas por um Júri de especialistas da questão do desenvolvimento sustentável de diversas matizes da sociedade brasileira, composto por nove representantes das áreas relacionadas às categorias do certame, que se reunirá no dia 9 de novembro. A classificação das três práticas vencedoras, por categoria, será conhecida durante a Cerimônia de Premiação que ocorre em dezembro no Palácio do Planalto.

Ascom