Açude de Boqueirão começa a ‘reagir’ com ganho de água do Rio São Francisco

Por - em 7 anos atrás 650

açude boqueirão 6O açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, a 146 km de João Pessoa, começou a reagir com a recarga de água do Rio São Francisco. De acordo com a Agência executiva de Gestão das Águas (Aesa), o volume do reservatório voltou, nesta quinta (20), ao patamar registrado na segunda (17).

O açude tem capacidade para armazenar 411,7 milhões de metros cúbicos (m³) de água e atualmente está 12,033 milhões de m³, frente aos 11,974 milhões de m³ registrados nessa quarta (19). Mesmo assim, o reservatório continua com 2,9% da capacidade.

O volume do açude começou a se estabilizar nessa quarta-feira (20), um dia depois da água do São Francisco alcançar o reservatório. O presidente da Aesa, João Fernandes, informou nessa quarta que Campina Grande já terá um aumento na vazão para o abastecimento e que os acontecimentos estão dentro do cronograma programado.

Boqueirão fica na Região Metropolitana de Campina Grande, a segunda maior população da Paraíba, a cerca de 130 km de João Pessoa. O açude que fica na cidade é responsável pelo abastecimento de Campina e de outras 17 cidades, que enfrentam um rigoroso esquema de racionamento por conta da baixa histórica no volume do reservatório.

Redação