PRF inicia Operação Carnaval e restringe tráfego de bitrens e cegonhas; veja esquema

Por - em 7 anos atrás 477

prf2A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dá início, nesta sexta-feira (24), à Operação Carnaval 2017 em todo o Brasil. A ação é mais uma etapa da Operação Rodovida 2016/2017, iniciada em 16 de dezembro do ano passado. A operação deste ano seguirá até a meia-noite de Quarta-feira de Cinzas (1º).

Durante o período carnavalesco, a fiscalização do consumo de bebidas será intensificada na Paraíba. Quem for flagrado dirigindo sob o efeito de álcool comete uma infração gravíssima punida com suspensão do direito de dirigir por doze meses e multa de R$2.934,70. Em caso de reincidência, a multa passa para R$5.869,40. A mesma multa é aplicada ao condutor que se nega a se submeter aos testes.

Além da esfera administrativa, o condutor também pode ser preso em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante, conforme previsto no artigo 306 do CTB. Esta situação ocorre quando a medição do etilômetro (conhecido como bafômetro) indica 0,34 ou mais miligramas de álcool por litro de ar alveolar.

A PRF também intensificará a fiscalização nas condutas consideradas mais gravosas, que aumentam o risco de graves acidentes ou de agravamento de lesões, como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e falta de equipamentos de segurança (capacete, cinto de segurança ou cadeirinhas para crianças). Veículos de duas rodas, dos tipos, motos, motonetas e ciclomotores, mais conhecidas como “cinquentinhas”, também serão alvos das fiscalizações.

Restrição de tráfego

A PRF também alerta para restrição de tráfego de caminhões bitrens,com dimensões excedentes, e caminhões cegonhas nas BRs.

De acordo com o órgão, os veículos não poderão trafegar na sexta-feira (24), das 16h às 24h, no sábado (25), das 6h ao meio-dia, na terça-feira (28), das 16h às 24h, e na quarta-feira (1º), das 6h ao meio-dia.

Redação