Ricardo participa da abertura do curso de formação dos profissionais das Escolas Integrais da Paraíba

Por - em 7 anos atrás 449

bombeiros formaçãoO governador Ricardo Coutinho participou, nesta segunda-feira (23), da solenidade de abertura do curso de formação dos professores e gestores que vão atuar, este ano, nas Escolas Cidadãs Integrais e Cidadãs Integrais Técnicas da Rede Estadual de Ensino. Aproximadamente 600 profissionais participam da capacitação que será realizada até sexta-feira (27), no Centro de Formação de Educadores, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

O curso visa integrar os profissionais e apresentar o modelo pedagógico e administrativo das Escolas Cidadãs Integrais e Cidadãs Integrais Técnicas.
Durante a solenidade, Ricardo Coutinho afirmou que esse modelo de escola apresenta uma abordagem diferenciada com turno integral de estudo, dando mais oportunidade de expansão do conhecimento.

“Começamos esse processo com oito Escolas de Ensino Integral e hoje já temos 33 nesse modelo, o que representa evolução e agregação de valor à educação paraibana. Essa formação traz pessoas de todas as regionais de ensino e é extremamente importante, porque qualifica os educadores e gestores para conviver e estimular os estudantes. Queremos educar e formar bons cidadãos, dando uma educação pública com a melhor qualidade possível para estes jovens”, pontuou.

Ainda de acordo com o governador, outro programa implantado na rede estadual de ensino que está dando certo é o Gira Mundo, que oferece oportunidade para estudantes e professores fazerem intercâmbios no exterior. “No próximo mês os 50 estudantes que foram para o Canadá, na primeira edição do Gira Mundo, estarão de volta. Os professores já retornaram ao Estado e tenho certeza que todos estão cheios de boas experiências e muito conhecimento a ser compartilhado. O Gira Mundo deu certo e será ampliado este ano”, garantiu Ricardo.

A secretária executiva pedagógica da Educação, Roziane Marinho, lembrou que um dos objetivos da formação é instrumentalizar o professor para que ele se torne conhecedor do projeto da Escola Cidadã Integral. “A ideia é que os educadores reciclem os conhecimentos e levem isso da melhor forma para a sala de aula. Isso é a operacionalização da política de formação implantada pelo Governo do Estado, porque entendemos que sem formação o educador não tem como fazer um trabalho de qualidade junto aos alunos nas escolas”, disse.

“Fizemos uma expansão em 2017 de oito escolas para 33 nesse modelo. Então durante essa semana estamos fazendo uma apresentação do modelo e funcionamento destas escolas para que possamos ter uma equipe bem preparada. Temos profissionais de todas as regionais de ensino que farão a capacitação até sexta-feira e durante este ano ainda faremos outras formações”, falou o gerente das Escolas Cidadãs Integrais, Gabriel dos Santos.

Carlos Ramalho é professor de biologia há sete anos e avalia como positiva essa capacitação para os educadores. “Isso é bom para o professor e também para o aluno que vai ter um ensino com mais qualidade. Nós, professores da rede estadual de ensino, nos sentimos valorizados com essa iniciativa”, falou.

O gerente executivo do Ensino Médio da Paraíba, professor Robson Ferreira, parabenizou o trabalho dos profissionais que compõem a rede pública de educação. “Que todos tenham uma semana de capacitação muito proveitosa. Aqui estão pessoas que acreditam na educação e no desafio de fazer o ensino médio avançar. As Escolas Cidadãs estão trazendo muito crescimento para rede estadual e essas formações são muito importantes para aperfeiçoar esse modelo educacional”, frisou.

Secom-PB