Estudantes da UFCG conhecem processo de produção de hortaliças e fruteiras em Pombal

Por - em 7 anos atrás 467

Pombal estudantes.5.jpegEstudantes do Curso de Agronomia e Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Pombal, visitaram uma unidade familiar onde se produz hortaliças e fruteiras, com plantio de graviola e mangueira. Os seis observaram as orientações técnicas em Quintais Produtivo, no sítio Bezerro, município de Pombal, de propriedade de Josenilda Matos de Almeida.

Pombal estudantes.3.jpegAs culturas existentes no imóvel são a produção de hortaliças em transição agroecológica que utiliza energia solar na irrigação com o sistema de micro aspersor, numa área de 0,3 hectare com o cultivo de cebolinha, coentro, couve, agrião do Pará, hortelã e fruteiras (limão, laranja, goiaba, manga, seriguela).

Durante a visita, os estudantes tomaram conhecimento todo o trabalho realizado pela agricultora, o processo de produção e comercialização. Os sistemas de produção utilizados pela agricultura, de energia solar e irrigação estão proporcionando uma redução no custo final dos produtos que são repassados para os consumidores.

A conversa com a agricultura e as explicações dos Pombal estudantes.jpegextensionistas da Emater, empresa de extensão rural integrante da Gestão Unificada, serão de grande importância para a formação acadêmica dos estudantes de Agronomia e Engenharia Ambiental.

Os extensionistas responsáveis pela assistência técnica e acompanhamento dos trabalhos na propriedade são Manoel Messias Dias de Araújo, Ivanaldo Bernardo da Silva, Inácio Marinho das Chagas e Maria da Paz, do coordenador regional da Emater Leonor de Souza e apoio na Comunicação e Divulgação está Alberto Salgado Bandeira.

Redação