Delegado detalha principais casos de golpes em redes sociais na PB

Por - em 4 anos atrás 460

Em entrevista à Correio FM, o delegado de defraudações e falsificações, Gustavo Carlito falou sobre os principais golpes que vêm sendo aplicado nas redes sociais nos últimos dias na Paraíba.

Ele citou casos como o compartilhamento de links falsos no Whatsapp, que prometem promoções mas que redirecionam as vítimas para sites onde elas têm seus dados roubados.

Usou como exemplo também os golpes relacionados ao cadastro do auxílio emergencial do governo, onde os golpistas também criaram sites falsos, e as pessoas colocam seus dados, como CPF, data de nascimento e outros documentos, e acabam sendo vítimas.

Além desses, de acordo com ele, tem sido muito utilizado também a criação de Whatsapp falsos, onde as pessoas pegam um número qualquer, se passam por outra pessoa e inventam uma história, como por exemplo: dizem que estão ajudando alguém, que esta pessoa fazer uma cirurgia ou pagar um medicamento de urgência e solicitam o dinheiro para que seja depositado em uma conta bancária.

“As pessoas no intuito de ajudar, acabam contribuindo com bandidos”, pontuou o delegado.

Além desse golpe, o delegado explicou outro caso que vem sendo comum, quando os golpistas ligam para a vítima alegando trabalharem em tal banco e dizem que o cartão da pessoa foi utilizado em estabelecimentos.

– Eles orientam a vítima de que é necessário cortar o cartão e ele será automaticamente bloqueado. Logo depois, avisam que um dos funcionários do banco irá buscar o cartão, mas na verdade, buscam o cartão para realizar compras na internet, enquanto a vítima acha que ele está bloqueado – explicou.

O delegado informou que caso isso aconteça, a vítima deve realizar o registro através do boletim emergencial através do site da Polícia Civil, sem a necessidade de se deslocar à delegacia, ele destacou também a importância de guardar as provas da denúncia para ajudar na investigação.

Redação