Google lista tipos de golpes na web mais comuns durante a pandemia; veja dicas para não cair neles

Por - em 4 anos atrás 544

A pandemia do novo coronavírus tem mudado a rotina de trabalho e entretenimento de muitas pessoas – e hackers não estão perdendo a chance de se aproveitar desses novos hábitos para atacar sistemas e roubar informações.

O Google listou os tipos de golpes mais comuns nesta época (veja abaixo), e divulgou dicas de segurança, reforçando atitudes básicas – como a escolha de senhas fortes –, e cuidados com situações que surgiram após a Covid-19: golpes que pedem doações falsas e ofertas ilegítimas de produtos necessários para combater o vírus, como máscaras e álcool gel, entre outros.

Como perceber que é golpe

O Google elaborou uma “fraude didática” que mostra alguns dos principais truques usados para aplicar golpes com o tema da pandemia: solicitação de informações, links falsos e doações ilegítimas.

A empresa afirma que também existem golpes que tentam se passar por organizações de saúde.

Nada de e-mail pessoal

O Google diz ter verificado, junto à sua base de clientes corporativos, que alguns usuários usam o e-mail pessoal para tratar de assuntos de trabalho. Mesmo em home office, a empresa recomenda o uso da conta fornecida pela empresa, que terá recursos de segurança específicos.

Cuidado na videoconferência

A popularidade dos serviços de videoconferência explodiu durante a pandemia, com muita gente buscando alternativas para as reuniões, palestras e aulas que antes aconteciam presencialmente.

Ao mesmo tempo, foram registrados problemas com esse tipo de serviço, principalmente no Zoom.

O Google forneceu três dicas para usar apps de videoconferência com segurança:

Configurar uma senha para reuniões que podem ser identificadas com códigos numéricos curtos (adendo do blog: como o que é feito no Zoom).

Optar por exigir autorização para a entrada de pessoas na chamada, caso o recurso exista

Ter cuidado com convites que exigem instalar aplicativos para participar da chamada ou conferência (o blog também já tinha alertado sobre esse risco, e separou dicas para que você saiba como baixar aplicativos legítimos)

Atualize o app

Na maioria dos dispositivos e sistemas, atualizações de segurança são instaladas automaticamente.

No entanto, equipamentos empresariais – que podem ter sido cedidos aos funcionários para o home office – muitas vezes não recebem atualizações dessa maneira.

Nesse caso, é preciso ficar de olho em alertas sobre atualizações e procurar o departamento de TI da empresa para saber se alguma medida especial é necessária.

Cuidado com doações na internet

Antes de fazer uma doação para ajudar no combate ao coronavírus, é preciso verificar com cuidado as informações sobre a organização. O G1 já dispõe de um guia sobre como doar.

O Google informou que está atuando para combater as “lives” fraudulentas no YouTube que divulgam QR codes e contas falsas para doações.

A empresa afirmou que está em contato com criadores de conteúdo para incentivar o uso de ferramentas como o Content ID, que podem bloquear vídeos protegidos por direito autoral.

A companhia não informou números, mas declarou que já houve uma redução desses incidentes em sua plataforma de vídeos.

Viviane Rozolen, especialista em educação sobre segurança do Google, lembra que é importante conferir fontes oficiais de informação em todos os casos – inclusive para as “lives” e outros eventos.

“Se você recebeu um convite para uma live, vá atrás para descobrir se o link é confiável, confira as páginas oficiais do artista para saber se ela vai mesmo acontecer e qual é a ONG ou canal de doação que aquele artista recomenda”, diz a especialista.

Apps sobre o coronavírus

Quem busca aplicativos para Android sobre o coronavírus pode conferir uma seção específica na Play Store. A página reúne uma lista com apps como o do auxílio emergencial do governo e serviços de redes sociais e notícias.

Proteja sua conta

Se você utiliza serviços do Google, a Verificação de Segurança funciona como um “check-up” que examina as informações da conta para que você possa garantir que houve qualquer acesso não autorizado.

O Google também recomenda usar senhas diferentes para todos os serviços. Se não for possível lembrar das senhas, o navegador Chrome possui um gerenciador de senhas integrado (a senha fica salva em sua conta Google).

A empresa não menciona outros produtos, mas o iOS, e o macOS, da Apple, e o Microsoft Windows também possuem gerenciadores de senhas integrados que podem lembrar das suas senhas.

Mesmo golpe, ‘roupa’ nova

Viviane Rozolen, especialista em educação sobre segurança do Google, explicou ao blog que muitas das fraudes que estão circulando durante a pandemia são variações de golpes antigos, mas com “nova roupagem”, prometendo alguma coisa que interessa ao usuário – seja um teste para Covid-19, um programa de auxílio do governo ou uma doação para combater o vírus.

“Como tem muita informação, as pessoas acabam ficando um pouco desesperadas. O importante é tentar manter a calma. Quando se recebe qualquer mensagem que desperte um senso de urgência, é preciso parar e pensar se a mensagem é confiável, aonde o link vai levar e se é seguro revelar informações pessoais e bancárias”, recomenda Viviane.

As dicas do Google podem ser conferidas também em uma página oficial da empresa e em um guia em texto publicado no blog de segurança da companhia.

Com G1