Golpe no WhatsApp usa Outubro Rosa para atrair vítimas

Por - em 6 anos atrás 539

watsaappO WhatsApp é uma ferramenta útil no dia a dia, mas também pode oferecer riscos aos usuários mais descuidados. Um novo golpe que circula pelo aplicativo aproveita a visibilidade da campanha Outubro Rosa, que alertar mulheres sobre o câncer de mama, para atrair vítimas.

A mensagem de divulgação da suposta promoção no WhatsApp diz que “as maiores lojas do Brasil” estão distribuído camisetas da campanha gratuitamente. Para receber o brinde, é necessário acessar um link, que direciona para um questionário falso.

Assim como em golpes anteriores, é preciso responder algumas perguntas bem simples e, na sequência, é exibido um pedido para compartilhar a mensagem recebida.

Pedido de download

Ao decidir enviar a promoção falsa para amigos e familiares, surge um pedido para fazer o download de um VPN (rede privada virtual). Dessa forma, além de aumentar os acessos do link, também impulsiona a monetização por número de vezes que o programa sugerido é baixado.

“Podemos ver que o criminoso ganha de muitas formas, seja pelos milhares de page-views no site da enquete com propagandas, seja em um esquema de pay-per-install ou até mesmo com a instalação de programas maliciosos, como já vimos anteriormente”, explica Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

As mensagens que espalham golpes na internet custam seguir um padrão. Em geral, prometem prêmios, brindes e vantagens em troca de compartilhamentos. Na dúvida, não clique nos links, tente confirmar as informações recebidas em páginas oficiais na internet e não envie nada para outros usuários.

*Pablo Marques, do R7