Impressora 3D ajuda que cegos ‘vejam’ ultrassom de bebê durante gravidez

Por - em 6 anos atrás 678

impressoraUma impressora 3D está ajudando pais cegos a “verem” o ultrassom do filho durante a gravidez. Um modelo com o formato do rosto do bebê é criado com a ajuda da tecnologia e disponibilizado para o casal, que passa a sentir com o toque como está o desenvolvimento. Assista ao vídeo acima.

A experiência foi contada pela agência Ruptly e aconteceu em Córdoba, na Argentina.

“Primeiro, um tocou o rosto. Depois, os dois juntos. Foi uma experiência divertida porque, como qualquer casal, eles sentiram que o bebê tem o nariz de um, a boca de outro”, disse o médico ginecologista Mario Pellizario.

“Acredito que é algo importante para estes jovens cegos, e para o resto dos casais do mundo que têm esta descapacidade. É poder conhecer o seu bebê dentro da barriga com essa impressão 3D”.

A equipe médica que teve a ideia de usar uma impressora 3D é composta por Pellizario e também pelo especialista em diagnósticos de imagem, Mario Ledesma. Eles buscaram a tecnologia inicialmente para ajudar o casal de cegos Daniel Iturria e Silvina Ibarra, mas agora querem divulgar a nova ideia para outros países do mundo.

“Foi uma experiência linda poder tocar o rosto do bebê e ter uma ideia de como a nossa filha será no futuro já antes de nascer, porque até agora a gente só podia acreditar nas informações dos outros”, disse Silvina, grávida de 20 semanas.

Redação