como identificar aplicativos espiões instalados no celular?

Por - em 6 anos atrás 831

segurança celular>>> Como identificar aplicativos espiões instalados no celular?

Oi, Ronaldo! O meu ex-namorado afirma ter instalado um aplicativo espião no meu celular e agora está ameaçando divulgar as minhas conversas pessoais na internet. Como é que eu faço para identificar se existe algum programa instalado no meu celular? Nádia

Olá, Nádia! O uso desse tipo de tecnologia requer acesso físico ao celular, é pouco provável que alguém tenha feito a instalação remota de um aplicativo “espião” no seu aparelho. Mas se isso aconteceu, ele não fica visível entre os aplicativos instalados. Para identificá-lo você precisará instalar um app chamado Hidden Apps, disponível gratuitamente na Google Play. Para usar o Hidden Apps, siga os passos descritos abaixo:

1 – Execute o app e aguarde o término da varredura em busca de aplicativos ocultos.

2 – Analise os aplicativos exibidos no relatório; alguns apps não permitirão a sua remoção através da interface do Hidden Apps. Nesse caso será preciso fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos importantes e redefinir as configurações de fábrica do aparelho. Depois de ter o celular “formatado” reinstale o Hidden Apps e verifique se o app malicioso permanece na lista.

O procedimento indicado acima só não irá funcionar se o app tiver sido instalado como arquivo de sistema com o ROOT habilitado.

>>> Como recuperar login antigo no Facebook?

Olá, Ronaldo! Eu preciso da sua ajuda para recuperar o acesso a minha conta antiga no Facebook. Como devo proceder? Marcelo Martins

Olá, Marcelo! Para redefinir a sua senha do Facebook basta acessar a página da rede social e solicitar o envio de um link para o cadastro de uma nova senha. Esse link será enviado para a conta de e-mail vinculada o perfil, se você cadastrou o número do seu telefone celular será possível solicitar a redefinição da senha através de um código enviado por mensagem de SMS. Se você não lembra das credenciais de acesso para a sua conta de e-mail, será necessário reavê-la. A coluna Tira-dúvidas de tecnologia já apresentou um guia detalhado sobre como recuperar a senha nos principais serviços de e-mail.

>>> Como recuperar conta no Instagram

Olá, Ronaldo! O meu celular foi roubado e agora eu não consigo entrar na minha conta no Instagram. Você tem alguma dica sobre como recuperar a senha de acesso? Deise

Olá, Deise! O sucesso na recuperação da senha do Instagram irá depender se você ainda tem acesso a sua conta de e-mail vinculada ao perfil ou o número de telefone celular.

Para tentar redefinir o login, siga os passos descritos abaixo:

1 – Abra o app do Instagram e toque na opção “Obtenha ajuda para entrar”.

2 – Toque na opção “Usar nome de usuário ou e-mail”.

3 – Informe o nome do usuário e toque na seta para solicitar o reconhecimento da conta.

4 – Acesse a conta de e-mail associada ao perfil no Instagram, e siga as instruções para cadastrar uma nova senha.

5 – Acesse a sua conta e altere o nome de usuário.

Existe a possibilidade de tentar recuperar o login, desde que você tenha vinculado previamente a sua conta do Instagram ao seu perfil no Facebook. Para verificar se essa opção está ativa, acesse esse link (aqui) e pesquise se o Instagram está autorizado a fazer o login compartilhado.

Imagens: Reprodução/G1