Veja como usar aplicativo que aciona PM e Bombeiros em JP; serviço será expandido

Por - em 7 anos atrás 452

aplicativo pmO aplicativo ‘SOS Cidadão’, lançado nesta quarta-feira (22), vai ajudar a população no registro de ocorrências para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. A nova ferramenta, que funciona em smartphones, e funciona a partir de um cadastro no sistema. Veja abaixo o passo a passo de como usar o aplicativo.

Segundo o tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, coordenador do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), o aplicativo é uma ferramenta que amplia os canais de comunicação da Segurança com a população.

“Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo e realizar o cadastro no sistema. A nova ferramenta é importante porque vai ajudar a diminuir a quantidade de trotes que o Ciop recebe. Porém, a população pode continuar ligando para o 190 normalmente se preferir”, afirmou o tenente-coronel.

Como usar

O aplicativo está disponível para download em smartphones através da Play Store (para sistema operacional Android), e na Apple Store (para o sistema iOS).

Após baixá-lo e instalá-lo, o usuário abre o aplicativo e precisa realizar um cadastro no sistema. No cadastro, é necessário o preenchimento de dados pessoais, como nome completo, RG ou CNH, CPF, data de nascimento, e-mail, telefone, endereço, bairro, cidade, CEP.
Usuário faz cadastro e aguarda autorização para uso

Foto: Usuário faz cadastro e aguarda autorização para uso
Créditos: Reprodução

Após preencher os dados, o usuário é informado sobre o fim do procedimento de cadastro através da mensagem “o usuário foi cadastrado com sucesso, aguarde a liberação de uso por parte das autoridades”.

De acordo com o coordenador do Ciop, o prazo para que cada cadastro seja liberado é de até 24 horas. Após isso, o usuário recebe um e-mail com informações detalhadas sobre como usar o aplicativo.

Após liberado pelo Ciop, o usuário entra no aplicativo usando o CPF e a data de nascimento, efetuando o login. Com isso, ele tem acesso a telas que questionam o motivo do acesso e pedem informações sobre qual ocorrência está acontecendo (violência doméstica, homicídio, porte ilegal de arma de fogo, ameaça, violação de domicílio ou roubo).

Depois de autorizado uso, serviço fica liberado

Foto: Depois de autorizado uso, serviço fica liberado
Créditos: Reprodução

Após relatar o crime, o usuário recebe a confirmação da ocorrência e a solicitação é enviada diretamente para o Ciop, que encaminha uma viatura ao local do chamado.

“Com o aplicativo o Ciop consegue registrar a ocorrência pela aplicativo e fica mais fácil para a polícia, que na ocorrência pela ferramenta já consta o local exato, via GPS, da solicitação. Então fica mais fácil para que os policiais se orientem”, contou o coordenador do Ciop.

Ainda segundo o coordenador do Ciop, inicialmente, o ‘SOS Cidadão’ só funciona na Região Metropolitana de João Pessoa, mas a expectativa é de que o serviço seja levado para a região de Campina Grande até o início de junho e que chegue ao Sertão até o fim do ano.

Novo sistema de rádio

Novo sistema de rádio comunicação digital da Segurança começa a funcionar a partir da próxima semana

A Secretaria de Segurança da Paraíba informou nesta quarta (22) que, a partir da próxima semana, o novo sistema de rádio comunicação digital começará a funcionar na cidade de João Pessoa. Na manhã desta quarta-feira (22), representantes da Motorola Solutions do Brasil estiveram na Paraíba, a fim de demonstrar o funcionamento do equipamento, que possibilitará uma comunicação mais ágil e segura entre as forças de segurança da Paraíba. Para isso, foram investidos R$ 33 milhões pelo Estado.

“A cobertura abrange o Estado inteiro, semelhante a uma operadora de telefonia, e é um caso inovador. São 40 torres de transmissão espalhadas no território paraibano, contando com proteção da informação, que é criptografada, canal de emergência disponível e 99% de confiabilidade”, frisou o engenheiro. Ainda estiveram presentes Rodrigo Franciscani, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios, e Emerson Beluci, gerente de Implantação da Motorola Solutions do Brasil.

O novo sistema de rádio comunicação digital da Paraíba foi adquirido por meio de convênio com o governo federal e tem como principal objetivo fazer com que as forças de segurança possam se comunicar de maneira mais ágil e segura, o que reflete em uma melhor prestação de serviço à população. Com a tecnologia, as Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário, Departamento de Trânsito (Detran) e Casa Militar irão trabalhar interligados. Até o fim do ano, todo o sistema deverá ser implantado.

Redação