Status antigo do WhatsApp ainda não voltou? Saiba como receber a função

Por - em 7 anos atrás 1161

wahatsappO WhatsApp voltou a oferecer o antigo status no aplicativo, mas agora com o nome de “Recados”, recurso que permite colocar frases ou emojis no seu perfil como antigamente. A função tinha sido removida e substituída pelo novo status com postagens que duram 24 horas. No entanto, nem todos os usuários gostaram da novidade, o que gerou muita polêmica e dúvidas. A boa notícia é que a versão mais recente do WhatsApp oferece os dois recursos: o status com posts e o novo “Recados” com as frases, mas nem todos os usuários receberam a atualização pelo Google Play Store.

Isso pode ser resolvido de forma simples, ao baixar a APK mais recente (versão 2.17.106) do mensageiro, no site oficial, para celular Android. Veja, neste tutorial, o passo a passo de como voltar o status do WhatsApp. Vale destacar que o usuário pode se cadastrar no WhatsApp Beta para receber as atualizações em primeira mão, diretamente da Play Store, sem precisar fazer download de APK extra. 

WhatsApp Beta ganha integração com Gboard para GIFs; veja como usar

Veja como ter o antigo status de volta (Foto: Aline Batista/TechTudo)Veja como ter o antigo status de volta (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como atualizar o WhatsApp e ativar o antigo status (novo Recados)

Passo 1. Acesse a página do WhatsApp no TechTudo Download. No lado direito, abaixo do botão “Baixar”, localize a seta para baixo e escolha a opção “Android (APK)”. Agora, clique em “Baixar”.

Baixar a APK do WhatsApp no Android (Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull)Baixar a APK do WhatsApp no Android (Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull)

Passo 2. Após abrir a página oficial do mensageiro, pressione o botão de “Download Now”. Note que já está disponível a versão 2.17.106. Confirme em “Ok” para começar a baixar a APK com a atualização do WhatsApp. Aguarde a conclusão do download.

Acesse o site do WhatsApp para Android e baixe a APK atualizada (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o site do WhatsApp para Android e baixe a APK atualizada (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Em seguida, ao abrir a APK do WhatsApp, aparecerá uma notificação de que essa ação foi bloqueada. Isso acontece porque você precisa autorizar a instalação de APK externas. No entanto, recomendamos que faça isso apenas com arquivos oficiais, como o do WhatsApp, para não danificar o celular. Pressione “Configurações” e ative a chave ao lado de “Fontes Desconhecidas”. Confirme em “Ok” (Essa etapa pode ser pulada caso você já tenha ativado a instalação de apps de terceiros no seu celular).

Permita a instalação de APK de fontes desconhecidas no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Permita a instalação de APK de fontes desconhecidas no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Agora, abra novamente a APK do WhatsApp no celular, tocando no arquivo baixado. Dessa vez, vai aparecer o botão de “Instalar”. Aguarde o fim do processo e toque em “Abrir”.

Instale a APK com atualização do WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Instale a APK com atualização do WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acessando antigo Status do WhatsApp (novo Recados)

Passo 1. O seu WhatsApp está com o antigo status de volta. Para visualizar e editar, pressione o menu no topo direito da tela (indicado por três pontos) e selecione “Configurações”. Agora, toque no seu perfil, no topo do app;

Acesse as configurações do seu perfil no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações do seu perfil no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Note que seu antigo status voltará automaticamente, com a frase para WhatsApp personalizada. Toque nele para editar. Você pode escolher um dos Recados já formatados ou tocar no ícone de “Lápis” para digitar um novo. Escreva o que preferir, adicione emojis e confirme em “Ok” para aplicar.

Edite a sua frase de status no novo recado do WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Edite a sua frase de status no novo recado do WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ver o antigo status (novo recado) de seus amigos

Passo 1. Você também pode ver as frases nos perfis dos amigos de forma simples. Para isso, pressione o botão verde de “Contatos” na aba de “Conversas”. Agora, veja que todos os seus amigos serão listados na tela e cada um mostrará sua frase de status (recado) personalizada.

Veja o antigo Status do WhatsApp nos seus contatos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja o antigo Status do WhatsApp nos seus contatos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo.