Jornais do Brasil neste domingo 17 de março

Por - em 5 anos atrás 338

17 de março de 2019

Folha de S. Paulo

Manchete : Multa alta garante penas mais brandas na Lava Jato

Cinco anos após ser deflagrada, operação mantém suas negociações sob sigilo

O poder econômico das empresas atingidas pela Lava fato ajudou donos e ex-funcionários que decidiram colaborar com a Justiça nos últimos anos a atenuar o rigor das penas estabelecidas para seus crimes nos acordos de delação premiada negociados com o Ministério Público.

Em diversos casos, delatores conseguiram alívio pagando multas maiores, acima dos valores exigidos inicialmente para assegurar a reparação de danos causados pelos delitos que confessaram e a restituição de ganhos ilícitos do passado.

Cinco anos após o início da operação, deflagrada por uma ação da Polícia Federal em 17 de março de 2014, as condições estabelecidas nos acordos negociados com a maioria dos delatores da Lava Jato são mantidas sob sigilo.

Examinando processos iniciados no Paraná e no Rio, a Folha encontrou informações detalhadas sobre cem colaboradores da operação, incluindo a íntegra dos termos que descrevem os regimes de cumprimento das penas e a forma de pagamento das multas. (Poder A4 e A12)

Não há ‘licença para matar’ em projetos de lei

Sergio Moro – Ministro da Justiça e Segurança Pública

Ao contrário do que afirmaram alguns críticos, não há nos projetos anticrime qualquer “licença para matar” para policiais, mas só a descrição de situações de legítima defesa já admitidas pela prática, como a atuação para prevenir agressão a pessoa mantida refém, (Opinião A3)

Áudios mostram pânico durante a tragédia de Suzano

Os serviços de emergência da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros receberam 69 ligações, na quarta-feira (13), nos primeiros cinco minutos do ataque à escola Raul Brasil, em Suzano (SP). Os áudios revelam adolescentes aos prantos, gritos e respirações ofegantes. (Cotidiano B3)

Câmara tem recuos na defesa da Previdência

O ambiente para aprovação da reforma se deteriorou após o Carnaval. Resultados preliminares de enquete feita pela Folha mostram partidos que antes defendiam aprovação rápida, como o PRB, agora mais cautelosos. Alteração no benefício para idosos e deficientes miseráveis é dúvida até no governista PSL. (Mercado A25)

Pedágio pode subir para compensar preço do asfalto

Ministro da Infraestrutura avalia, com a Agência Nacional de Transportes Terrestres e o Tribunal de Contas, permissão para que concessionárias possam reajustar o pedágio e compensar perdas que sofreram com preço do asfalto. O material subiu acima da inflação. (Mercado A29)

Editorial

Hora de evitar ruído

Sobre recuo em projeto que flexibiliza Orçamento.

Jogo marcado

Acerca de resultado de licitação promovida pela CBF. (Opinião A2).

Redação