Jornais do Brasil nesta segunda feira 11 de março

Por - em 5 anos atrás 396

11 de março de 2019

O Estado de S. Paulo

Manchete : Servidores pressionam Congresso para barrar reforma da Previdência

Além dos gabinetes de Brasília, lobby inclui ações nas bases eleitorais de deputados

Entidades que representam servidores públicos estão procurando ministros e lideranças no Congresso para pedir mudanças na proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo. Além da pressão direta sobre os deputados, as categorias – apontadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como detentoras de “privilégios” – se organizam para agir também nas bases eleitorais dos parlamentares. O líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), tornou pública uma lista de 22 entidades com quem se encontrou nos últimos dias. Falas antigas de Jair Bolsonaro, contra a reforma, estão sendo usadas. As novas regras propostas pelo governo para o funcionalismo público endurecem o caminho para se chegar à aposentadoria. Além disso, as alíquotas pagas pelos servidores partirão de 7,5% e podem chegar a 22%, dependendo do salário.
ECONOMIA / PÁGS. B1 e B3

Justiça apura candidaturas ‘laranjas’ em cota feminina

A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo investiga eleitos e excandidatos de Podemos, PHS, PMB, Solidariedade e Patriota por suposto uso de candidatas “laranjas” para preencher a cota de 30% de mulheres exigida pela legislação. As ações pedem cassação de mandatos de deputados federais, estaduais e suplentes.
POLÍTICA / PÁG. A4

Brasil e EUA fecham acordo sobre base de Alcântara

Brasil e Estados Unidos concluíram na semana passada, depois de 20 anos, um acordo para uso comercial da base de Alcântara, no Maranhão. Pela localização, é possível economizar até 30% no combustível em lançamento de satélites. O acordo protege a tecnologia dos EUA usada no local e abre espaço para mais cooperação espacial.
POLÍTICA / PÁG. A12

Podemos tem mais queixas

Mesmo não tendo sido eleitas, mulheres que denunciaram o partido viraram rés na ação do MPE, segundo a promotora responsável.
PÁG. A4

Produtividade da economia fica estagnada

Em meio a um cenário de recuperação lenta da atividade e do aumento no número de trabalhadores informais, a produtividade da economia brasileira ficou estagnada em 2018, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Em 2017, houve alta de 1%, após três anos de perdas.
ECONOMIA / PÁG. B6

Bolsonaro usa frase falsa para atacar imprensa

O presidente Jair Bolsonaro reproduziu em sua conta no Twitter texto do site Terça Livre que falsamente atribui a repórter do Estado a declaração “a intenção é arruinar Flávio Bolsonaro e o governo”, ao tratar da cobertura jornalística das movimentações suspeitas de Fabrício Queiroz.
POLÍTICA / PÁG. A8

Militares estão negociando com Guaidó, diz Bolton

Um dia após protestos contra Nicolás Maduro em meio a um apagão na Venezuela, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, disse que os militares negociam com Juan Guaidó apoio à oposição.
INTERNACIONAL / PÁG A14

SP prevê entrega de 60 mil imóveis até 2022 (Metrópole / Pág. A18)

Cida Damasco

Jair e Bolsonaro

“Qual” presidente vai entrar no jogo da Previdência? O que banca o programa econômico ou o que bate boca no Twitter?
ECONOMIA / PÁG. B3

Notas & Informações

‘Compliance’ dos partidos

Algumas agremiações falam em adotar “compliance”. Não há razão para crer que esta não seja apenas mais uma iniciativa limitada ao nome pomposo. PÁG. A3

Caixa 2 e corrupção

Por mais deletérios que sejam os efeitos do caixa 2, não se pode criar por jurisprudência uma pena inexistente. PÁG. A3

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete : Em SP, merenda volta a priorizar industrializados

Cardápio escolar antes privilegiava alimentos frescos; governo diz que faz ajustes

O Governo de São Paulo mudou a merenda dos alunos da rede estadual e, contrariando a preferência que vinha sendo dada a alimentos frescos, voltou a comprar produtos processados que não estavam no menu das escolas. Os cardápios atuais chegam a repetir três vezes o mesmo prato na semana. Para especialistas, o cardápio atual é mais pobre em termos nutricionais. A Secretaria da Educação do governo João Doria (PSDB) diz que a mudança de equipe obriga a ajustes e que haverá chamada pública para que mais chefs possam trabalhar na merenda das escolas. (Cotidiano B1)

Entrevista da 2a. – Luciano Hang : ‘Não tenho político de estimação e nem partido’

Dois meses após a posse de Jair Bolsonaro (PSL), o empresário Luciano Hang, 56, que foi um de seus apoiadores mais fervorosos, diz que a gestão está 100% no caminho certo. Diante do noticiário negativo sobre candidaturas de laranjas no PSL, o empresário ressalva: “Tudo o que estiver errado tem de ser punido”. (Mercado A24)

Nos EUA, Bolsonaro terá jantar com os expoentes da direita

Presidente será recebido na casa do embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Sérgio Amaral. Encontro com Trump não deve resultar na assinatura de acordos comerciais concretos, o que desanimou investidores. (Mundo a15)

Transição livra até os jovens da nova idade mínima

Se não houver mudanças na PEC 6, que fixa as novas normas da Previdência, nem forem criadas regras complementares, até um trabalhador que hoje tenha 16 anos de idade pode chegar a se aposentar antes da idade mínima da reforma. (Folhainvest a15)

Redação