Jornais do Brasil neste domingo 4 de novembro

Por - em 5 anos atrás 424

04 de novembro de 2018

O Globo

Manchete : Novo governo terá pacote de R$ 150 bi em projetos

Atual gestão deixará 87 propostas prontas para serem concretizadas em 2019

O governo de Jair Bolsonaro receberá da atual administração um pacote de propostas para concessões e privatizações de 87 projetos, nos setores de aeroportos, ferrovias, rodovias e petróleo, entre outros, que pode significar investimentos de até R$
150 bilhões.

Alguns leilões podem ser realizados já no primeiro trimestre de 2019, de acordo com o Programa de Parcerias e Investimentos.
Segundo especialistas, deve haver interesse internacional se o planejamento e as regras estiverem bem-feitos. (Página 15)
Moro vai propor leis mais duras ao Congresso

O ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Sergio Moro, prepara um conjunto de medidas para enviar ao Congresso já em fevereiro, na nova legislatura, para endurecer as leis de combate à corrupção e à criminalidade. Entre as propostas, está a prisão após sentença de segunda instância. (Página 4)
Choque de cultura

Com fim de ministério, especialistas comentam o que pode mudar no setor cultural, da Lei Rouanet a órgãos como a Funarte. (Segundo Caderno / Pág. 4)
Bolsonaro indica que pode romper relações com Cuba

Presidente eleito criticou tratamento da ditadura a cubanos e regras do Mais Médicos. Para diplomatas, seria um retrocesso. (Página 19)

Witzel estuda uso de drones que atiram

Governador eleito irá a Israel para ver tecnologias

O governador eleito do Rio, Wilson Witzel, planeja viajar a Israel, com o deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL), para buscar tecnologia para uso na área de segurança.

Entre as ideias na mira, estaria o uso de drones para fazer disparos contra criminosos, como revelou o Extra. Especialistas dizem que não existe nenhuma experiência de adoção dessa medida por forças policiais. Também poderia haver impedimentos legais para a utilização desse tipo de equipamento no país. (Página 9)

Caso Marielle

Delegados contestam fala de ministro sobre investigação (Página 11)
Merval Pereira

PT aposta, de novo, no fracasso do governo (Página 2)
Miriam Leitão

Está tudo muito confuso, tá ok? (Página 16)
Eleito desautoriza nova declaração sobre CPMF (Página 16)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete : Pauta de Bolsonaro pode ir a votação ainda neste ano

Projetos de interesse do presidente eleito já tramitam no Congresso; oposição obstruiu dois nesta semana

A exemplo da reforma da Previdência, pelo menos outras dez propostas de interesse de Jair Bolsonaro já estão em discussão no Congresso e podem ser levadas a votação antes da posse do presidente eleito. Na lista estão temas que serviram de bandeira de campanha, como a revogação do Estatuto do Desarmamento, a flexibilização de regras para compra e porte de armas e a redução da maioridade penal para 16 anos, além de medidas econômicas, como o adiamento do reajuste dos servidores para 2020 e a permissão do leilão de volumes excedentes de petróleo das áreas da cessão onerosa do pré-sal.

Duas propostas chegaram a ser pautadas nesta semana no Congresso, mas tiveram votação barrada por manobras da oposição: a lei antiterrorismo para criminalizar atos de movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), e o projeto Escola Sem Partido. (Política / Pág. A4)
Recomendações a Guedes

A equipe econômica de Michel Temer vai sugerir ao time de Paulo Guedes medidas para reduzir o déficit das contas públicas, desamarrar o Orçamento e evitar descumprimento da regra que impede dívidas para pagar despesas. (Pág. A4)
Horário de verão

À meia-noite, relógios devem ser adiantados em uma hora. (Metrópole / Pág. A14)
Palestinos criticam plano de mudança de embaixada

Autoridades palestinas classificaram como “ilegal” e “provocadora” a futura mudança da embaixada brasileira em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém, anunciada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira vê risco de interrupção do crescimento da parceria comercial entre o Brasil e os países árabes. O premiê de Israel, Benjamin Netahyahu, celebrou o plano de Bolsonaro. (Política / Pág. A6)
Marina: ‘Amazônia corre risco’

Candidata derrotada da Rede e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva diz ver com preocupação propostas defendidas por Jair Bolsonaro e afirma que a “Amazônia com certeza corre risco” no próximo governo. (Pág. A9)
País é campeão em estatais na OCDE

O Brasil tem mais estatais que qualquer uma das 36 nações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne os países mais desenvolvidos e da qual o País não faz parte. No total, são 418 empresas controladas direta ou indiretamente por União, Estados e municípios. (Economia / Pág. B1)
Marcelo Rubens Paiva

Sociedade civil tem o direito de pedir serenidade ao futuro chefe de Estado. E suas entidades têm o dever de controlar abusos. (Caderno 2 / Pág. C6)
O sonho português

Entrar na universidade em Portugal, com a nota do Enem, pode ser mais fácil do que conseguir vaga em instituição brasileira. O problema é o custo, diz Rafael Oliveira, que sonha com Coimbra. (Metrópole / Pág. A14)
Trump anuncia sanções ao Irã

Medidas, que estavam suspensas pelo acordo nuclear de 2015, incluem restrições à compra de petróleo, às atividades bancárias e a operações comerciais. (Internacional / Pág. A12)

 

Notas & Informações

O desemprego e a transição

O controle da inflação e as condições de recuperação da economia no próximo ano dependerão em parte de como for conduzida a transição. (Pág. A3)

Eficiência e cidadania

O País sabe como organizar bem suas eleições. Isto deve ser motivo de orgulho para os brasileiros. (Pág. A3)
————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete : Informais já são 43% dos ocupados, um recorde

No terceiro trimestre deste ano, taxa de desemprego cai com entrada de trabalhadores sem carteira assinada

A cada 10 brasileiros que estavam trabalhando no terceiro trimestre deste ano, cerca de 4 atuavam na informalidade, apontam dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE.

De junho a setembro, o país registrou 92,6 milhões de pessoas ocupadas. Dessas, quase 43% (39,7 milhões de trabalhadores) não tinham carteira assinada. Entram no grupo empregados dos setores público e privado sem registro, quem atua por conta própria sem CNP1, domésticos sem carteira e quem trabalha em família.

É o maior percentual trimestral registrado pela Pnad desde que começou a separar a atividade por conta própria com e sem CNPJ, no final de 2015.

Também no terceiro trimestre, a taxa de desemprego no país ficou em 11,9%, meio ponto percentual abaixo da registrada no mesmo período de 2017. Porém o saldo de vagas formais caiu.

Segundo especialistas, o dado não é necessariamente ruim, já que a informalidade insere o trabalhador no mercado, de onde é mais fácil migrar para ocupações com carteira. (Mercado / Pág. A15)
Ministro, Moro deverá entrar em mais conflitos com o STF

Como ministro da justiça do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), Sergio Moro deverá ter uma pauta de discussão, e de potenciais conflitos, com o STF (Supremo Tribunal Federal) muito mais ampla do que a que colecionou durante anos como o juiz federal encarregado da Operação Lava Jato.

Além das questões que já enfrentou com a toga, como prisões preventivas e condenação em segunda instância, Moro defende mudanças profundas no sistema recursal — item que consta de proposta anticorrupção, encampada pelo juiz, organizada por Transparência Internacional e FGV. (Poder / Pág. A4)

Demétrio Magnoli

Resistir a eleito é negar os eleitores

Quem, em nome do espantalho do “fascismo”, desceu às trincheiras da “resistência” ignora o significado da democracia, (Poder / Pág. A8)
Luís F. Carvalho F°

O que pensa o novo ministro?

Da redução da maioridade penal, da difusão de armas, da carta branca para a polícia matar, de entupir as cadeias de bandidos? (Cotidiano / Pág. B3)

Nova cirurgia de Bolsonaro é tida como de baixo risco (Poder / Pág. A6)

Fake news superam marca de 2016 em eleições nos EUA

A quantidade de fake news no atual ciclo eleitoral dos EUA já supera a de 2016, quando o assunto se destacou, diz estudo da Universidade de Oxford. A pesquisa analisou material em redes sociais a respeito da eleição, que acontecerá na terça (6). (Mundo / Pág. A14)

Horário de verão, que mudará a rotina de críticos e entusiastas, começa à meia-noite (Cotidiano / Pág. B1)

Chega a 20 mil população que vive nas ruas de São Paulo

O número de pessoas que vive nas ruas da capital paulista cresceu 25% nos últimos três anos, segundo dados da prefeitura. Estima-se que sejam hoje 20 mil. Joelma, 40, saiu de Santos há dez anos e diz estar na rua para fugir do ex-marido agressivo. Por uma semana, a Folha circulou pela cidade ouvindo essas histórias, (Cotidiano / Pág. B4)
Editorial

Desdesarmamento

Sobre bandeira de Bolsonaro na segurança pública.

Competição no crédito

Acerca de medida que facilita atuação de fintechs. (Opinião / Pág. A2).

Redação