Jornais do Brasil nesta segunda feira 1º de outubro

Por - em 6 anos atrás 621

01 de outubro de 2018

O Globo

Manchete : Aos 30 anos, SUS precisa de mais eficiência e renovação

Envelhecimento da população e aumento da violência são desafios

Considerado um dos maiores legados da Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) chega aos 30 anos sob cobranças para que se renove e se torne mais eficiente. No Estado do Rio, a má gestão consome 46% dos recursos. O envelhecimento da população e o aumento da violência são desafios para o sistema.
(PÁGINA 4)

Bolsonaro: ‘Não há nada a fazer em caso de derrota’

Depois de dizer que não aceitaria outro resultado que não fosse sua vitória, o candidato do PSL mudou de tom ontem e afirmou que “não há nada a fazer em caso de derrota”, em entrevista a THIAGO PRADO. “O que quis dizer é que não ligaria para Fernando Haddad para cumprimentá-lo”, explicou.
(PÁGINA 7)

Apoio a Bolsonaro toma a Paulista

Milhares de apoiadores da candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) ocuparam a Avenida Paulista ontem. A Polícia Militar de São Paulo não estimou o público presente. Houve atos pró-Bolsonaro em outras 20 cidades de oito estados.
(PÁGINA 7)

TSE usa urna eletrônica à prova de fraude há 22 anos

O sistema de urnas eletrônicas usado pelo Tribunal Superior Eleitoral há 22 anos nunca teve caso de fraude registrado. Uma equipe de 300 engenheiros e especialistas atua na segurança do sistema, que passa por 30 procedimentos de auditagem e verificação. As urnas não são conectadas à internet.
(PÁGINA 10)

Para José Dirceu, procuradores são ‘polícia política’

O ex-ministro José Dirceu, condenado a mais de 30 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, criticou o Ministério Público Federal (MPF), dizendo que os procuradores atuam como “polícia política’’. Em sua opinião pessoal, o MPF deveria perder o poder de investigar.
(PÁGINA 6)

Renúncia fiscal de R$ 300 bi tem baixo efeito social

Em 2019, a União vai abrir mão de R$ 306,4 bilhões em impostos, mas boa parte dessa renúncia contribui pouco para a redução da desigualdade no país. Em alguns casos, até a aumentam. É o que diz estudo da equipe econômica sobre os benefícios, que dificultam a redução de gastos públicos no próximo governo.
(PÁGINA 17)

Parada LGBTI: voto consciente é a bandeira

A 23ª edição da Parada do Orgulho LGBTI levou ontem as cores do arco-íris para a orla de Copacabana, com fantasias e trios elétricos. Às vésperas das eleições, o evento teve a importância do voto consciente como maior bandeira.
(PÁGINA 13)

Fernando Gabeira

O que vem por aí é um período para não invejar os vencedores
(PÁGINA 2)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete : Centro sinaliza união e ataca ‘radicalismo’ de Haddad e Bolsonaro

Em debate na TV, Alckmin, Meirelles, Marina, Alvaro Dias e Ciro Gomes criticaram os candidatos do PSL e do PT, que estão na frente nas pesquisas

Candidatos do centro se uniram ontem, no penúltimo debate antes do primeiro turno da eleição presidencial, para atacar os líderes das pesquisas, Jair Bolsonaro (PSL), que recebeu alta do hospital após 23 dias internado, mas não compareceu ao evento realizado pela TV Record por indicação médica, e Fernando Haddad (PT). Bolsonaro, mesmo não estando presente, tornouse uma espécie de participante oculto do encontro. Sinalizando união, Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), Marina Silva (Rede) e Alvaro Dias (Podemos) se apresentaram como representantes do eleitorado que não quer nem o “radicalismo” de direita nem o de esquerda, em referência a Bolsonaro e Haddad. O petista voltou a ser alvo de Ciro, que tenta arregimentar votos nos dois polos da disputa. O primeiro turno ocorre no próximo domingo. Enquanto os candidatos do bloco intermediário das pesquisas de intenção de voto se ofereciam como uma “terceira via”, Haddad mais poupou do que criticou Bolsonaro, seguindo a estratégia de levar o confronto para um eventual segundo turno.
(POLÍTICA / PÁG. A11)

Fake news preocupam campanhas na reta final

Na reta final da eleição, candidatos, famosos da TV e até religiosos reagem à proliferação de notícias falsas (fake news) na internet. Boatos disseminados em redes sociais obrigam a desmentidos de agressões físicas, caso da atriz Patrícia Pillar; de apoios forjados (do padre Marcelo Rossi); e até de ligação, inexistente, da apresentadora Fátima Bernardes com o esfaqueador de Jair Bolsonaro. Comitês de campanha montam equipes contra os abusos.
(PÁG. A10)

Sob ataque de rivais, Bolsonaro conta com apoio de evangélicos

Alvo de ataques dos rivais e de parte do eleitorado feminino, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) encontrou no apoio de líderes evangélicos um porto seguro para manter sua liderança nas pesquisas. Representantes de igrejas neopentecostais, como o bispo Edir Macedo, já indicam apoio em eventual segundo turno entre ele e Fernando Haddad (PT). Ontem, atos pró-Bolsonaro ocorreram em São Paulo, no DF e em mais oito capitais.
(POLÍTICA / PÁGS. A4 e A8)

Novo presidente terá de tomar 36 decisões

O próximo presidente terá de tomar 36 decisões urgentes – muitas delas impopulares – e com impacto no Orçamento até 31 de março. Mapeamento do Ministério do Planejamento será divulgado hoje.
(ECONOMIA / PÁG. B1)

Haddad vai de novo a Curitiba

Fernando Haddad deverá fazer hoje a quarta visita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso por corrupção em Curitiba, desde que se tornou candidato pelo PT.
(PÁG. A8)

Eleição em São Paulo

Com dificuldades no pleito nacional, PSDB e MDB caminham para travar no segundo turno em São Paulo uma disputa eleitoral da qual deverá depender o futuro de cada partido.
(PÁG. A11)

Cida Damasco

No vale-tudo virtual, sobram “soluções” para a economia. Mas a realidade desafia o governo.
(ECONOMIA / PÁG. B4)

Notas & Informações

O dia seguinte

Há que se relativizar a ideia amplamente propagada de que foi o processo eleitoral que dividiu a Nação segundo os dois extremos do espectro político-ideológico.
(PÁG. A3)

Significado do leilão do pré-sal

É possível construir desde já caminhos para dias melhores no Brasil.
(PÁG. A3)

Redação