Jornais do Brasil nesta sexta feira 17 de agosto

Por - em 6 anos atrás 435

17 de agosto de 2018

O Globo

Manchete: Faltam trabalho e perspectiva a 27 milhões de brasileiros

Desemprego de longo prazo é um dos principais desafios do próximo presidente

O contingente de brasileiros aos quais faltou trabalho no segundo trimestre, e a quem o próximo governo terá que apresentar soluções, chegou a 27,6 milhões, segundo o IBGE. É um desafio para o qual a maioria dos candidatos à Presidência tem propostas genéricas. O número de pessoas sem emprego há dois anos ou mais (3,1 milhões) e de desalentados (4,8 milhões) atingiu o maior nível desde 2012. (PÁGINAS 19 e 20)

Confirmado relator, Barroso analisará impugnação de Lula

A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, manteve com o ministro Luís Roberto Barroso a relatoria do registro da candidatura do ex-presidente Lula. Caberá a Barroso analisar os pedidos para barrar a candidatura do petista à Presidência. Correntes do PT divergem sobre conveniência de prolongar o processo. (PÁGINA 4)

O juiz ‘áspero’ que está no encalço de Kirchner

Juiz da “Lava-Jato argentina” que pediu a prisão da ex-presidente Cristina Kirchner no caso que investiga corrupção no governo dela, o peronista Claudio Bonadio, (“O Áspero”, tem fama de ser inflexível. PÁGINA 24)

‘Na política não cabe mimimi. Guerra é guerra’, afirma Ciro

Candidato do PDT, Ciro Gomes chama a cúpula do PT de“desastrada”, diz que Marina aceitou ir para a direita e que, se agredido, reage. (PÁGINA 6)

Segurança pública domina 1º dia de campanha no Rio

No primeiro dia de campanha nas ruas dos candidatos ao governo do Rio, o tema segurança pública predominou nos discursos. (PÁGINA 10)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete: Na largada, desemprego recorde desafia candidatos a presidente

No 1º dia de campanha, IBGE mostra que o número de pessoas que procuram emprego há mais de dois anos chegou a 3,16 milhões

A previsão otimista do fim do ano passado de que o desemprego cairia em 2018 não se confirmou e o tema será um dos desafios mais urgentes a ser enfrentados pelo próximo presidente da República. Dados divulgados ontem pelo IBGE, justamente no primeiro dia oficial de campanha eleitoral, mostram que, no 2.º trimestre, o número de pessoas que estão há mais de dois anos procurando emprego chegou ao recorde de 3,162 milhões. O contingente de desalentados – aqueles que desistem de buscar trabalho – também foi recorde: 4,833 milhões. A taxa de desemprego do País era de 11,8% em dezembro e fechou o 2.º trimestre em 12,4% – são quase 13 milhões de desocupados. Os candidatos convergem na ideia de que é necessário o País retomar a estabilidade econômica. Os programas de governo registrados no TSE falam em equilíbrio fiscal e no aumento de investimentos em educação e em obras de infraestrutura. (ECONOMIA / PÁGS. B1, B3 e B4)

‘Partes da Petrobrás podem ser privatizadas’

Sabatina: Gustavo Franco (JOÃO AMOÊDO – NOVO)

Na série de sabatinas promovida por Estado e FGV/Ibre, o economista defendeu a venda de partes “periféricas” da Petrobrás. Já Banco do Brasil e Eletrobrás
estão “prontinhos” para ser privatizados. (POLÍTICA / PÁG. A12)

Muitos ataques, poucas propostas

Candidatos ao governo de SP participaram ontem à noite do primeiro debate, realizado pela Band; líderes nas pesquisas, Paulo Skaf (MDB) e João Doria (PSDB) evitaram o confronto direto; a Lava Jato foi um dos principais temas. (PÁG. A13)

Candidatura feminina não cresce, apesar de incentivo

Dados do TSE mostram que o número de candidatas nas eleições deste ano praticamente não se alterou ante 2014. Há, em 2018, 8,3 mil mulheres na disputa, ou 30,64% do total de candidatos. Em 2014, eram 8,1 mil (31,1%). Os números ainda serão consolidados pelo TSE, mas podem apontar que causou pouco impacto a determinação da Corte para que sejam reservados 30% do fundo eleitoral e do tempo de propaganda às candidatas. (POLÍTICA / PÁG. A4)

Reaproximação de Marina

A candidata Marina Silva (Rede) se reaproxima dos ambientalistas. Ela incluiu em seu programa de governo demandas do setor que ficaram em segundo plano em 2014. (PÁG. A10)

PGR pressiona para impugnar Lula

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, quer pressa do TSE no desfecho da impugnação da candidatura de Lula (PT) à Presidência. Ela pede que o prazo de 7 dias para defesa seja contado desde ontem. (PÁG. A11)

Colunistas

Eliane Cantanhêde

Insistir na candidatura Lula é repetir o vexame das articulações para o impeachment e o plantão do TRF-4. (POLÍTICA / PÁG. A6)

Elena Landau

Os três Poderes estão em desordem, não oferecem rumo ao País, se boicotam e não assumem responsabilidades. (ECONOMIA / PÁG. B6)

Notas & Informações

Tribunal como palanque

A incrível farsa protagonizada pelo PT em nome de seu chefão Lula da Silva, registrado no TSE como candidato à Presidência, teve um único objetivo: transformar o Judiciário em palanque petista. (PÁG. A3)

Responsabilidade do governante

Temer não pretende enviar ao Congresso o reajuste para o STF. Fará bem se assim agir. (PÁG. A3)

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete: 4,8 milhões de brasileiros desistem de buscar emprego

Taxa do chamado desalento no 2º trimestre atingiu recorde; pessoas de 40 a 59 anos somam 22,7% dos desempregados

O número de brasileiros que desistiram de buscar uma vaga atingiu recorde no segundo trimestre. Os desalentados somam 4,83 milhões. É como se as populações de Salvador e de Curitiba, somadas, ficassem em casa. Ou se toda a Irlanda perdesse a esperança de se empregar. A taxa de desalento alcançou 4,4% e é a maior desde o início da série histórica da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE, que existe desde 2012. O contingente inclui 838 mil pessoas a mais do que no mesmo período de 2017. O grupo acima de 40 anos vem crescendo entre os que procuram trabalho. A faixa de 40 a 59 anos representou nesse período 22,7% dos desempregados. (Mercado A19)

Retomada desigual de emprego deixa regiões em nível pré-crise, diz FGV (A21)

Procuradoria tenta acelerar análise de candidatura de Lula

Para acelerar a análise do registro da candidatura de Lula (PT) na Justiça Eleitoral, a Procuradoria-Geral da República pediu a Luís Barroso, confirmado na relatoriado caso, que notificasse a defesa para que o prazo de manifestação começasse a contar nesta quinta (16). (Eleições 2018 A4)

Candidatas mulheres são mínimo exigido por lei

As candidaturas de mulheres registradas pelos partidos para as eleições ficaram perto dos 30% exigidos por lei — 30,7% para deputada estadual e 31,59% para federal. (Eleições 2018 A10)

Diretrizes vão orientar escola sobre limite de idade de alunos

O Conselho Nacional de Educação publicará até setembro diretrizes para orientar os sistemas de ensino a se adequarem ao limite de idade para entrada na educação infantil e no ensino fundamental. A meta é padronizar o corte etário após decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o tema. (Cotidiano B3)

Foto-legenda: Candidatos vão às ruas no primeiro dia de campanha eleitoral

Da esq. para a dir., os presidenciáveis Guilherme Boulos (PSOL), Marina Silva (Rede), ambos em São Paulo, e Ciro Gomes (PDT), no Rio; nas ruas, Ciro atacou
de forma indireta seus rivais e afirmou que é “esquerda limpa” Marina disse que “o país está na UTI” e Boulos criticou privilégios de banqueiros (Eleições 2018 A8)

Brasileiro nos EUA muda debate sobre deportação

Decisão da Suprema Corte dos EUA que evitou a deportação de Wescley Pereira pode abrir o mais importante precedente em anos para que milhares de imigrantes busquem a cidadania americana. (Mundo A16)

Editoriais

Fantasia ministerial

Sobre propostas para reduzir o número de pastas.

A salvação da política

Acerca de debate em torno do modelo brasileiro. (Opinião A2).

Redação