Jornais do Brasil neste domingo 22 de julho

Por - em 6 anos atrás 447

jornais22 de julho de 2018

O Estado de S. Paulo

Manchete : Servidores têm maior e mais poderosa bancada na Câmara

Um em cada quatro deputados é funcionário público; grupo ganhou visibilidade ao trabalhar para barrar Previdência

A bancada do funcionalismo público na Câmara age sem alarde, mas é considerada atualmente o lobby mais poderoso do País, informam Adriana Fernandes e Idiana Tomazelli. Dos 513 deputados, 132 são servidores – um em cada quatro. Eles representam 11,5 milhões de pessoas, ou 5,5% da população, e vêm de diferentes campos ideológicos, do PT ao PSDB, passando por PSOL e DEM, entre outros. Neste ano, o grupo trabalhou para dinamitar a reforma da Previdência e para evitar a reestruturação das carreiras, que limitaria o salário inicial da maior parte da categoria. Eles também conseguiram adiar o fim de “penduricalhos”, como o auxílio-moradia para servidores. “Talvez o governo tenha subestimado essa bancada”, diz o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), ao falar sobre a tentativa de mudanças nas regras da aposentadoria. Entidades sindicais ligadas ao funcionalismo trabalham para aumentar o número de parlamentares que defendem suas bandeiras. (POLÍTICA / PÁGS. A8 e A9)

Série vai retratar lobbies

O Estadão/Broadcast publica hoje a primeira reportagem da série que retrata a atuação dos lobbies mais poderosos no Congresso. Juntas, essas bancadas reúnem 286 deputados. (PÁG. A8)

Categoria emplacou ‘reserva de mercado’

Categorias poderosas de servidores emplacam demandas específicas para suas áreas. Os auditores da Receita, por exemplo, conseguiram a aprovação na Câmara do pagamento de bônus de eficiência. Outros grupos defenderam, com sucesso, que seus cargos não podem ser exercidos por outra carreira. “Grupo de elite” do funcionalismo, com ramificações no Judiciário e no Ministério Público, reúne 200 mil servidores. (PÁG. A8)

Banco do Nordeste ganha espaço e vira opção ao BNDES

Com dinheiro disponível e juros atrativos, o BNB ocupa espaço do BNDES no financiamento de projetos. No 1.º semestre, o banco contratou R$ 12,4 bilhões, 77% de todo o volume de 2017. (ECONOMIA / PÁG. B1)

Médicos burlam norma e usam redes sociais para autopromoção

Apesar de o Conselho Federal de Medicina proibir a autopromoção, não é raro ver médicos prometendo corpos perfeitos aos seus milhares de seguidores nas redes sociais, como Denis Furtado, o Dr. Bumbum. (METRÓPOLE / PÁG. A14)

Europa busca acordos para compensar hostilidades dos EUA

Depois das hostilidades de Donald Trump contra aliados europeus – considerados “inimigos” em termos de negócios –, a União Europeia acelerou acordos com países asiáticos, como Japão e China. (INTERNACIONAL / PÁG. A10)

Celso Ming

Acordo de Alckmin e Centrão contribui para que incertezas possam começar a se dissipar. (ECONOMIA / PÁG. B2)

Notas&Informações

De olho na dívida brasileira

Para elevar o potencial de crescimento do Brasil serão necessárias muitas mudanças, mas o desafio emergencial é mesmo o conserto das finanças públicas. (PÁG. A3)

Muito dinheiro, educação ruim

Aumento dos gastos não melhorou a qualidade do ensino. (PÁG. A3).

Redação