Jornais do Brasil neste domingo 25 de fevereiro

Por - em 6 anos atrás 476

25 de fevereiro de 2018

O Estado de S. Paulo

Manchete : Pedágio sobe, mas empresas não respeitam contratos

Reajuste de tarifa em rodovias concedidas chega a 70% acima da inflação, enquanto obras deixam de ser feitas

Obras atrasaram ou nem foram executadas, investimentos e outras obrigações contratuais deixaram de ser cumpridos. Mesmo assim, a maior parte das concessionárias de rodovias federais tem sido favorecida com aumentos sucessivos de tarifas de pedágio em índices acima da inflação. Levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mostra que quase todas as 21 concessionárias fiscalizadas pela agência estão nessa situação – são mais de 9,9 mil km de estradas, ou 15% da malha federal. A primeira etapa de concessões, da década de 90, é a que tem a situação mais crítica: todas reajustaram a tarifa acima da inflação, com casos de aumento de mais de 70%, enquanto entre 70% e 100% das obras deixaram de ser feitas. O TCU não aponta irregularidades, mas acusa a ANTT de ser conivente com os reajustes. (ECONOMIA / PÁGS. B1 e B4)

Aumento compensa custos

Concessionárias conseguem autorização da ANTT para reajustar tarifas como forma de compensação pelo custo de novas obras, que não estavam no projeto original. Para o TCU, esse modelo incentiva o descumprimento de contrato. (PÁG. B4)

Por eleição, Meirelles poderá deixar PSD

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, admitiu que poderá sair do PSD para ser candidato à Presidência . O destino preferido, até agora, é o MDB, do presidente Temer. (POLÍTICA / A4)

Os bastidores da intervenção federal no Rio

Informações obtidas pelo Estado revelam o protagonismo do chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, a resiliência do governador Pezão e a resistência inicial de Rodrigo Maia e Eunício Oliveira à intervenção no Rio. (POLÍTICA / PÁG. A6)

Jovens militares veem ‘guerra’ perto de casa (METRÓPOLE / PÁG. A19)

Em 10 anos, roubo de carro migrou para a periferia

Em 2008, 15% dos roubos de carro aconteciam no centro expandido – no ano passado, eram 6,9%. A periferia passou a concentrar 78,6% das ocorrências. (METRÓPOLE / PÁG. A18)

EUA apontam desvios na Venezuela

A Justiça americana investiga integrantes da cúpula do governo da Venezuela pelo uso de estatais para lavar bilhões de dólares, desviar fortunas para paraísos fiscais e até ajudar traficantes de drogas, informa o enviado a Nova York Jamil Chade. O esquema pode ter desfalcado a petroleira PDVSA em US$ 2 bilhões. Suíça, Espanha e Andorra participam da operação. (INTERNACIONAL / PÁG. A12)

Vera Magalhães

Judiciário no divã

Juízes combatem corrupção, mas recorrem ao corporativismo para manter privilégios. (POLÍTICA / PÁG. A8)

Notas&Informações

O que se espera da intervenção

Não é razoável esperar que a criminalidade seja domada sem plano consistente que restabeleça a cidadania de moradores de comunidades desamparadas. (PÁG. A3)

Irresponsabilidade com o campo

O Código Florestal afeta o desenvolvimento econômico, ambiental e social do País. (PÁG. A3).

Redação