Jornais do Brasil neste sábado 7 de Outubro

Por - em 7 anos atrás 583

jornais07 de outubro de 2017

O Globo

Manchete : Pressão leva Temer a vetar censura eleitoral na internet

TSE ainda terá de resolver alguns pontos, como o voto impresso

Tribunal prevê problemas para implantar regra que autoriza pré-candidatos a arrecadar recursos a partir de maio; barreira a partidos nanicos valerá já para 2018, mas fim das coligações só em 2020

Ao sancionar ontem a nova lei eleitoral, que valerá para as eleições de 2018, o presidente Temer vetou a emenda que abriria caminho para a censura na internet. O texto dizia que sites teriam de retirar conteúdo do ar, sem decisão judicial, a pedido de candidatos. Diante da forte reação, o deputado Áureo, autor da emenda, se disse arrependido e pediu o veto. A lei sancionada inclui fundo público de R$ 2 bilhões para financiar campanhas e cláusula para barrar partidos nanicos. O presidente do TSE, Gilmar Mendes, disse que não há verba para adotar o voto impresso, previsto na lei. O tribunal terá de decidir sobre o limite de autofinanciamento dos candidatos. (Pág. 3)

EDITORIAL – ‘Surto de censura requer aplicação da Carta’ (Pág. 16)

MÍRIAM LEITÃO – Figura do esperto do jabuti precisa ser abolida do Congresso brasileiro. (Pág. 20)

MP reforça acusações contra Lula

O MPF pediu à 2ª instância (TRF-4) que aumente a pena de 9 anos de prisão imposta pelo juiz Sergio Moro ao ex-presidente Lula no caso do tríplex no Guarujá. Em outro pedido à Justiça, o MP considerou “ideologicamente falsos” recibos de aluguel apresentados por Lula. (Pág. 4)

Após prisão de Nuzman, COI corta verba do Brasil (Págs. 29 e 30)

Usuário de crack perde ajuda no Rio

Apesar de ter dado posse ontem ao secretário de Assistência Social na cracolândia da Avenida Brasil, o prefeito Crivella suspendeu o projeto Casa Viva, de ajuda a dependentes. (Pág. 10)

Dramas e dores da Gente Inocente

Velórios nas casas das vítimas tornaram ainda mais dramático o dia em Janaúba, no norte de Minas, onde o vigilante Damião Soares dos Santos matou sete crianças e uma professora da Creche Gente Inocente, conta o enviado especial SÉRGIO ROXO. Familiares estavam inconsoláveis. “Deus precisou de você, mas eu preciso mais”, dizia Fernanda da Conceição Rodrigues, mãe de Luiz Davi, de 4 anos. O sepultamento do assassino não teve parentes nem amigos. (Pág. 8)

Professora de vida

A professora Helley Batista, que enfrentou o vigia e salvou vidas, deixou três filhos, sendo um bebê de 1 ano. Ela foi enterrada ontem. (Pág. 8)

Tiroteios e mortes de volta à Rocinha

Uma semana depois de as Forças Armadas saírem da Rocinha, a comunidade teve intensos tiroteios ontem. Duas pessoas morreram. O Exército fez operação no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, onde 13 foram presos. (Pág. 11)

A reação dos artistas

Campanha na internet denuncia a censura, e artistas que se sentiram difamados vão à Justiça (Gente Boa)

ZUENIR VENTURA – Crivella age como pastor ao censurar (Pág. 17)

ARNALDO BLOCH – Hélio Oiticica seria vetado hoje no Brasil. (SEGUNDO CADERNO).

Redação