Jornais do Brasil neste sábado 23 de setembro

Por - em 7 anos atrás 541

jornais23 de setembro de 2017

O Globo

Manchete : Rocinha é ocupada 

Com o tráfico em guerra na Rocinha há cinco dias, o Rio acordou aterrorizado ontem com a intensa troca de tiros na comunidade, que deixou cerca de 5 mil estudantes sem aulas. Um ônibus foi incendiado em São Conrado e a Lagoa-Barra ficou fechada por mais de quatro horas. No Alemão, tiros feriram um aluno na escola. Houve tiroteios também no Dona Marta, em Botafogo. Só no começo da tarde, porém, estado e governo federal começaram a agir juntos. O governo Pezão pediu ajuda, e o Ministério da Defesa mandou 950 homens das Forças Armadas para ocupar a comunidade por tempo indeterminado. A polícia pediu mandado de busca e apreensão coletivo para poder fazer revistas em toda a área. (Págs. 8 a 17)
Editorial

‘Vencer a guerra do Rio é crucial para todo o país’ (Pág. 20)
Miriam Leitão

Cabral nos roubou também o sonho da pacificação. (Pág. 24)

Zuenir Ventura

Paz no Rio depende da harmonia entre os poderes. (Pág. 19)

Ex-advogado de Funaro deixa a defesa de Temer (Pág. 6)

Procurador da equipe de Raquel é exonerado (Pág. 5)

Casa de Cabral em Mangaratiba vai a leilão (Pág. 3)

Trump troca insultos com ditador da Coreia do Norte (Pág. 32

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete : Centrão quer que 2a. denúncia seja fatiada; decisão será da CCJ

Líderes defendem que processo contra Temer seja separado dos casos envolvendo Eliseu Padilha e Moreira Franco; partidos como o PMDB preferem bloco único

Líderes de partidos do Centrão querem que a Câmara desmembre em pelo menos dois processos a nova denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência). O argumento é de que a denúncia contra o presidente deveria ser separada da dos ministros porque a eventual aceitação da acusação contra Temer teria impacto negativo na economia.

Já contra os ministros, que são da área política, não haveria esse tipo de consequência. Líderes governistas defendem a tramitação em uma só peça para acelerar a análise na Casa e evitar que os ministros fiquem vulneráveis em votação separada. Entre parlamentares governistas, avaliação é de que o Centrão defende o julgamento separado para pressionar o Planalto por mais cargos e liberação de emendas.

Ontem, a Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara decidiu não desmembrar a denúncia e encaminhá-la à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caberá ao colegiado definir como proceder. A acusação contra Temer chegou anteontem à Câmara, mas só será encaminhada à comissão na segunda-feira. (Política / Pág. A4)

Maia minimiza atrito com PMDB

Presidente da Câmara afirmou que o assédio do PMDB a parlamentares que vinham negociando com o DEM “é um problema, mas será resolvido”. (Pág. A4)

Equipe de Raquel Dodge sofre a primeira baixa

Procurador é flagrado em conversa sobre colega do MPF

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, aceitou ontem o pedido de exoneração do procurador regional da República Sidney Pessoa Madruga do cargo de coordenador do Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral (Genafe). Foi a primeira saída de um integrante da equipe de Raquel, que assumiu o cargo na segunda-feira.

Ele foi flagrado em conversa em restaurante na qual fala que a “tendência” no órgão é investigar o procurador Eduardo Pelella, ex-assessor de Rodrigo Janot. (Política / Pág. A7)

Governo libera R$ 12,8 bilhões do Orçamento

O governo anunciou ontem a liberação de R$ 12,8 bilhões que estavam bloqueados no Orçamento deste ano e vai tentar obter mais recursos para um afrouxamento adicional. A medida trará alívio para os ministérios, que corriam risco de paralisar a prestação de serviços à população por falta de dinheiro. Partidos aliados vinham pressionando o governo por mais verbas. (Economia / Pág. b1)
Rio: Dia de pânico, tropas e rock 

Depois de quase uma semana de tiroteios tomarem conta de diversos pontos do Rio, levando pânico à população, 950 homens das Forças Armadas cercaram a área da favela da Rocinha. O governo do Estado reconheceu a perda do controle da situação após traficantes enfrentarem a polícia no bairro da zona sul. Cerca de 3 mil crianças ficaram sem aulas. A cidade respirou à noite com shows do Rock in Rio. (Metrópole / Pág. A18 e Caderno 2/ Pág. C6)
João Domingos

Há atraso sobre definições para a sucessão de Temer. E, principalmente, falta um projeto de Nação. (Política / Pág. A6)
Coreia do Norte e EUA elevam tom de ataques mútuos

O ditador Kim Jong-un respondeu de forma inédita e direta aos insultos dirigidos a ele por Donald Trump, o que elevou a um novo patamar o confronto entre os dois líderes. Em declaração transmitida pela TV, Kim disse que o presidente dos EUA é um “desequilibrado mental caquético”. Trump chamou-o de louco e disse que será “testado como nunca antes”. (Internacional / Pág. A12)

Maiores represas do País enfrentam seca histórica (Economia / Pág. B5)

Morre, aos 83 anos, o publicitário Luiz Sales (Economia / Pág. B11)

Notas & Informações

A brisa depois do temporal

O STF tem papel fundamental no trabalho de normalizar o ambiente institucional do País. É hora de rejeitar a tentação do personalismo e das interpretações alternativas. (Pág. A3)

Falta cuidar do longo prazo

Há sinais positivos na economia, mas crescimento por longo período é tema mais complicado. (Pág. A3).

Redação