Jornais do Brasil neste Sábado 18 de fevereiro

Por - em 7 anos atrás 394

18 de fevereiro de 2017

O Globo

Manchete : Crise na Saúde mostra que judicializar não resolve

Ordem do STF para indenizar presos é considerada inócua por especialistas

Demandas por remédios abarrotam o Judiciário; Estado do Rio vai recorrer da decisão do Supremo

A Saúde pública é um exemplo do desfecho que pode ter a decisão do STF de mandar indenizar presos em cadeias precárias. A enxurrada de ações na Justiça por cirurgias ou remédios não resolveu os problemas dos pacientes da rede pública. No Rio, após acordo entre a Defensoria e a União, em 2012, a fila por cirurgia nos hospitais federais aumentou de 13.851 para 23 mil no ano passado. O Estado do Rio vai recorrer contra a decisão do Supremo sobre presos. (Pág. 3 e editorial “STF pune contribuinte por superlotação de presídios”)

MÍRIAM LEITÃO – Indenização não é solução e ainda cria novos problemas (Pág. 20)

Velloso recusa ministério

Depois de indicar que aceitaria o cargo, o ex-ministro do STF Carlos Velloso recusou o convite do presidente Temer para assumir o Ministério da Justiça. Ele alegou que compromissos assumidos em seu escritório de advocacia o impediam de aceitar o comando da pasta. (Pág. 6)

Fachin critica foro privilegiado

O ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no STF, afirmou ontem que o foro privilegiado “é incompatível com o princípio republicano”. É o segundo ministro da Corte a criticar a prerrogativa. (Pág. 6)

MERVAL PEREIRA – Debate sobre foro especial ganhou importância (Pág. 4)

FGTS: agências da Caixa abrem hoje

No Estado do Rio, 164 agências da Caixa abrem hoje, das 9h às 15h, no 1º plantão dedicado a tirar dúvidas sobre saque de FGTS de contas inativas. Quem já fez 70 anos não precisa esperar o calendário. (Pág. 20)

Aumenta disputa pela privatização

A disputa entre empresas interessadas em licitações para privatizar o saneamento nos estados está acirrada. O BNDES já habilitou 20 grupos, mas outros que foram excluídos recorreram. (Pág. 19)

Prêmio Camões acaba em polêmica

Raduan Nassar criticou o governo Temer e levou o ministro da Cultura a reagir. Freire foi vaiado pela plateia. (Segundo Caderno)

Horário de Verão

No primeiro minuto deste domingo os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Redação