Jornais do Brasil nessa segunda feira 09 de janeiro

Por - em 7 anos atrás 415

09 de janeiro de 2017

O Globo

Manchete : Presos mortos já são 99, e estados terão ajuda federal

Juiz de Roraima manda soltar 160 detentos para evitar novo massacre

Outra rebelião em Manaus tem quatro executados e dois desaparecidos; ministro da Justiça enviará agentes penitenciários e equipamentos para Amazonas, Mato Grosso e Rondônia

Nova rebelião em Manaus deixou quatro mortos e elevou para 99 o número de presos executados em oito dias no país. A última chacina ocorreu numa cadeia que deveria estar fechada e era vigiada por dois agentes. Há dois desaparecidos. Em Roraima, um juiz mandou soltar 160 presos para evitar riscos. O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, reforçará a segurança em prisões de Amazonas, Mato Grosso e Rondônia. Ele convocou reunião com secretários de Segurança, mas só no dia 17. (Págs. 3 e 4)

Sistema penal perdeu 72 obras em dez anos

O governo federal cancelou 72 obras (novos presídios e reformas) desde 2007, que criariam 10,7 mil vagas, informa RENATA MARI (Pág. 4)

RICARDO NOBLAT – Governo Temer conseguiu se colocar no centro na crise carcerária. (Pág. 2)

Município só usa 10% dos leitos federais

Apenas 10% dos 2.664 leitos de hospitais federais do Rio estão disponíveis no sistema de regulação do município, revelam os repórteres LUIZ ERNESTO MAGALHÃES e VERA ARAÚJO. Em um relatório entregue à prefeitura, que tem autonomia para gerenciar os recursos do SUS, o Tribunal de Contas do Município desaconselha a municipalização das unidades e cobra mais integração. (Pág. 6)

ANTÔNIO GOIS – Meta de Crivella para o ensino integral é modesta. (Pág. 22)

Nas ferrovias – Sucata em troca de investimento

Com a publicação da medida provisória 752, concessionárias de ferrovias que prorrogarem seus contratos poderão vender como sucata antigos vagões herdados da rede estatal. Em troca, devem investir mais e se comprometer a atingir novas metas de qualidade. (Pág. 17)

Juros vão cair para o consumidor

Com a perspectiva de nova queda na taxa básica de juros, a Selic, neste mês, bancos públicos e privados devem começar a reduzir taxas cobradas de pessoas físicas e jurídicas. Para analistas, porém, o alívio chegará ao consumidor de forma gradual. (Pág. 18).

Redação