PB obteve crescimento no comércio varejista de 17% no mês de maio, diz IBGE

Por - em 4 anos atrás 320

A Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o comércio varejista da Paraíba cresceu 17% em maio, em comparação com o mês de abril. Após dois meses de queda, o aumento é registrado, constata IBGE.

O crescimento de 17% do comércio varejista da Paraíba foi o segundo maior do Nordeste, ficando atrás apenas de Sergipe que teve um aumento de 17,7%. Em comparação com maio do ano passado, as vendas foram 5% menores em 2020.

A Paraíba também ficou acima da média nacional, que foi de 13,9%, conforme a pesquisa do IBGE. O aumento de 17% nas vendas do varejo foi o maior resultado positivo constatado pelo IBGE em 20 anos no estado.

O PMC verificou, ainda, que a receita nominal de vendas do comércio varejista paraibano cresceu 11,5% em maio, se comparado com abril, superando a média nacional de 9,9%. Essa foi a maior variação positiva no estado desde janeiro de 2008 (11,6%). No entanto, comparado com o mês de maio de 2019, o resultado foi negativo, tendo recuo de 3,2% na Paraíba e de 5,2% no Brasil.

No acumulado de 12 meses, o volume de vendas na Paraíba apresentou variação positiva de 1,3%, enquanto no país o cenário é de estabilidade (0,0%). A receita nominal, por sua vez, variou 3,9% no estado e 2,7% na média brasileira.

Redação