João Azevêdo abre serviços na Casa da Cidadania de Mamanguape e garante investimentos em educação

Por - em 5 anos atrás 435

O governador João Azevêdo fez a abertura, nesta sexta-feira (18), dos serviços da Casa da Cidadania de Mamanguape, beneficiando 150 mil famílias da Região do Vale do Mamanguape, abrangendo os municípios de Rio Tinto, Baía da Traição, Marcação, Itapororoca, Jacaraú, Pedro Régis, Curral de Cima, Capim, Cuité de Mamanguape e Mataraca.

Na ocasião, o gestor também assinou um termo de compromisso com a Prefeitura de Mamanguape para a construção de uma escola, com seis salas de aula, no valor de R$ 1,1 milhão no município.

Durante a abertura dos serviços, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância da Casa da Cidadania para a região. “Esse equipamento vai permitir a todas as pessoas que entrarão por ele exercerem sua cidadania, gerando qualidade de vida à população. Além disso, autorizamos os recursos para a construção da escola e também vamos fazer a reforma do ginásio O Irmãozão, que já está com o projeto pronto”, explicou.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Neide Nunes, destacou que a ação do Governo representa inclusão social. “A população do Vale do Mamanguape poderá ter acesso à documentação básica e serviços do Sine e do Procon, o que também assegura o desenvolvimento de ações e políticas sociais”, frisou.

A prefeita de Mamanguape, Eunice Pessoa, agradeceu a parceria com o Governo do Estado para viabilizar a obra. “O governador nos presenteia com a sua presença e com a inauguração de um grande sonho que foi concretizado e estamos juntos para fazer o máximo pelo município. Essa obra nos orgulha porque as pessoas terão acesso a serviços essenciais e, por isso, esse é um momento de alegria e agradecimento”, declarou.

O deputado estadual Ricardo Barbosa enalteceu mais uma obra da gestão estadual em Mamanguape. “Essa é uma ação que garante progresso e desenvolvimento e a cidade recebe esses serviços com carinho e gratidão. O Governo do Estado tem desenvolvido muitas ações com competência e dedicação aos paraibanos, assegurando dignidade às pessoas”, relatou.

A recepcionista Edinalda dos Santos comemorou a abertura dos serviços da Casa da Cidadania na cidade. “Foi muito bom porque a gente não vai mais precisar ir a João Pessoa para tirar algum documento”, falou.

 A auxiliar de serviços gerais Josineide Leite também ficou satisfeita com a obra. “Antes, enfrentávamos muitas dificuldades para ter acesso a uma documentação e não vamos ter mais esse transtorno porque tudo foi facilitado”, comentou.

A Casa da Cidadania de Mamanguape é fruto de uma parceria do Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Mamanguape e reúne órgãos como: o Instituto de Polícia Científica (IPC), Receita Federal, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba (SRTE/PB), Circunscrição de Serviço Militar (CSM); Procon-PB e Sine-PB.

Serviços – Dentre os serviços ofertados estão: a realização e fornecimento de documentação pessoal (RG, Carteira de Trabalho e CPF); serviço de atendimento ao consumidor, por meio de aberturas de reclamações e atendimentos de preliminares junto a fornecedores de produtos e serviços; cadastramento, encaminhamento para vagas de emprego, cursos de qualificação, realização de seguro desemprego, inserção no mercado de trabalho e intermediação de mão de obra.

As Casas da Cidadania foram criadas na Paraíba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), com o objetivo de disponibilizar para a população serviços de vários órgãos públicos e também da iniciativa privada, em um único ambiente. Atualmente, 25 postos de atendimentos são distribuídos em diversas regiões do estado.

Secom-PB