Manifestantes fazem protesto contra governo Temer

Por - em 8 anos atrás 474

Segundo Centro de Operações, a Avenida Rio Branco estava interditada em torno de 12h por causa do protesto (Foto: Gabriel Barreira / G1)Manifestantes fizeram um ato contra o presidente em exercício Michel Temer, neste domingo (22), no Centro do Rio de Janeiro. O protesto foi marcado para a data porque Temer participaria da inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que foi adiada para o dia 5 de junho.

Além de ativistas que se declaram suprapartidários, participaram da manifestação integrantes do Sindicato Estadual de Professores de Educação (Sepe-RJ), da Central Única de Trabalhadores (CUT), Brigadas Populares, entre outros. Os manifestantes usavam camisas com a frase: ‘Lutar sempre, Temer jamais’.

A PM não informou quantas pessoas estiveram no ato, mas afirmou que policiais do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM) acompanharam toda a manifestação. Segundo os organizadores, mais de mil pessoas participaram do protesto.

Caminhada até o Palácio Capanema
Em torno de 12h, o ato – que iniciou a sua concetraçõ às 10h em frente à Candelária, iniciou uma caminhada pela Avenida Rio Branco em direção ao Palácio Capanema, que continua ocupado após volta do Ministério da Cultura. Eles chegaram ao local por volta de 13h.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que a avenida estava interditada em torno do horário, na altura da Avenida Presidente Vargas, devido à manifestação. A via foi liberada por volta de 13h, quando a Avenida Graça Aranha, altura da Avenida Almirante Barroso, ficou interditada por causa do ato. A Avenida Graça Aranha foi liberada às 14h40, segundo a CET-Rio.

Tapete de Cannes

Em frente à Igreja da Candelária, local de concentração dos manifestantes, um tapete vermelho simulando o do Festival de Cannes – onde integrantes do filme Aquaris fizeram um protesto contra o que chamam de “golpe” – foi estendido. Na réplica, foram coladas mensagens contra o ministro Gilmar Mendes, o deputado Eduardo Cunha e o próprio Temer.

Em frente à Igreja da Candelária, local de concentração dos manifestantes desde as 10h, um tapete vermelho simulando o de Cannes (Foto: Gabriel Barreira / G1)Em frente à Igreja da Candelária, local de concentração dos manifestantes desde as 10h, um tapete vermelho simulando o de Cannes (Foto: Gabriel Barreira / G1)

Ao microfone, os manifestantes criticaram eventuais alterações no Sistema Único de Saúde (SUS), nas política de privatizações e previdência.

Segundo Centro de Operações, a Avenida Rio Branco estava interditada em torno de 12h por causa do protesto (Foto: Gabriel Barreira / G1)
Concentração do ato contra o presidente em exercício Michel Temer foi iniciada às 10h na Candelária. (Foto: Gabriel Barreira / G1)Concentração do ato contra o presidente em exercício Michel Temer foi iniciada às 10h na Candelária. (Foto: Gabriel Barreira / G1)
O protesto foi marcado para a data porque Temer participaria da inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que foi adiada para o dia 5 de junho. (Foto: Gabriel Barreira / G1)

Inauguração adiada
Segundo a prefeitura, o objetivo do adiamento da inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é a segurança da população carioca. A secretaria Municipal de Transportes e da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto estão adotando medidas para garantir o melhor atendimento, conforto e agilidade no início da operação do VLT.O protesto foi marcado para a data porque Temer participaria da inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que foi adiada para o dia 5 de junho. (Foto: Gabriel Barreira / G1)

Desde o último sábado(7), os pedestres e motoristas estão enfrentando alterações no trânsito com a presença do VLT, na região. As alterações viárias estão sendo implementadas no Centro, como a inversão de mão de vias importantes e a reabertura da Avenida Rio Branco para carros.

G1