Abertura do “São João de Santa Luzia em Casa” é sucesso e internautas matam a saudade da festa junina mais tradicional da PB

Por - em 4 anos atrás 380

A ‘Cidade que Ensinou o Brasil a Dançar Forró’ iniciou  na noite deste domingo (21) uma jornada virtual musical que só vai terminar na próxima quarta-feira (24). O “São João de Santa Luzia em Casa”, edição virtual que em 2020 comemora os 78 anos da festa junina mais tradicional da Paraíba, preserva os valores da terra, com apresentações de artistas locais, por meio de lives na internet, com segurança e respeito as medidas sanitárias de controle e combate ao contágio do novo coronavírus (Covid-19).

O sucesso da primeira noite do evento virtual é traduzido em números, com mais de 12 mil visualizações nas primeiras horas e picos de audiência, com boa média de público assistindo simultaneamente. Com o chat (bate-papo) das apresentações aberto, os internautas comentaram a todo momento sobre a saudade do São João de Santa Luzia, que este ano tem formato diferente, sem aglomerações em praça pública ou ruas, mas com a mesma animação de outras edições.

O prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé acompanhou a abertura do São João e destacou a importância da continuidade da festa, mesmo em tempos de pandemia da Covid-19. “Santa Luzia tem 78 anos de tradição junina, e o município vem cumprindo todas as medidas para a segurança e controle da doença, portanto, não poderíamos deixar de realizar a edição do nosso São João, mesmo virtual, prestigiando o nosso povo, os internautas e os artistas da terra”, disse Zezé, que complementou: “A cidade é um celeiro de grandes artistas no ritmo de forró e de outros talentos, até quarta-feira teremos outras atrações para que a gente possa, mesmo de um jeito diferente, manter viva a tradição e o melhor São João do Brasil”.

APRESENTAÇÕES

No primeiro dia de lives, houve apresentações marcantes, que fizeram os santa-luzienses nativos, filhos da terra que moram em outras cidades e admiradores da festa relembrarem anos marcantes do nosso São João. O autêntico forró pé de serra do cantor Luiz Bento, encantou a todos com um repertório genuíno, composto por grandes sucessos do Mestre Luiz Gonzaga e de outros forrozeiros ‘raiz’.

Em seguida, se apresentaram os cantores Ninida Show e Gil Santos, pai e filho numa simbiose incrível, relembrando grandes músicas do São João. Na sequência, o cantor Woxton Nóbrega e a dupla Melhor de Dois apresentaram repertórios com canções do forró tradicional, das antigas e estilizado. Por fim, o cantor Renato Marinho surpreendeu, iniciando a sua apresentação com “Lamento Sertanejo”, um clássico do Mestre Dominguinhos, apresentando uma sequência musical valorizando o cancioneiro popular brasileiro e nordestino (Veja as apresentações abaixo).

Todos os artistas da terra que se apresentaram foram presenteados com uma lembrança preparada pela Gerência de Cultura da Prefeitura Municipal de Santa Luzia (GCult). Durante as lives, foram exibidas peças de artesanato, cordéis, entre outras produtos de artistas de Santa Luzia.

Reveja as apresentações:

PROGRAMAÇÃO DO 2º DIA

A programação de apresentações desta segunda-feira (22) do “São João de Santa Luzia em Casa” terá início com o “Tardezinha Junina”, às 17h, com apresentação do cantor Renato Nobre. Em seguida, às 17h45, será a vez de Simão e o Trio Xodó relembrar grandes sucessos do forró pé-de-serra.

As lives terão sequência às 19h, com Neguinho e Urano Show; às 19h45, com Higor Vaz; às 20h30, com Santino Braz e os 3 do Forró; e encerrando a noite, às 21h45, com Saulo Farra. As apresentações poderão ser assistidas pela plataforma Youtube, no canal oficial do São João de Santa Luzia, com acesso pelo endereço: www.youtube.com/saojoaodesantaluziaoficial.

Redação com Ascom