Deputados destacam importância da Funad para a Paraíba

Por - em 6 anos atrás 382

Deputados-FunadOs deputados estaduais que integram a Assembleia Legislativa da Paraíba participaram nesta segunda-feira (5), da inauguração da ampliação da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), em João Pessoa. A obra, que tem investimentos na ordem de R$ 2,3 milhões, representa abertura de novas salas e ampliação para mais de 1.600 atendimentos.

O presidente da Casa, Gervásio Maia, parabenizou o Governo do Estado pela entrega da obra, ressaltando a importância da FUNAD para a Paraíba. Ainda na o ocasião, Gervásio informou que a reforma do prédio-sede do Poder Legislativo dialoga com as ações do governo para a melhoria do atendimento às pessoas com deficiência. “Depois das obras que estamos realizando na Assembleia, a Casa ficará totalmente adaptada no quesito da acessibilidade, tanto para os cadeirantes quanto para aqueles com deficiência visual. A Assembleia, assim como o governo do Estado, têm um olhar especial para a política de acessibilidade e inclusão “, afirmou.

Para o governador Ricardo Coutinho, a reforma da Funad é fundamental para dar dignidade e qualidade de vida às pessoas e grupos historicamente excluídos da sociedade. “Nessa nova ala, nós abrimos mais três serviços distintos para trabalhar principalmente a questão sensorial e disciplina corporal e intelectual, fazendo uma ampliação extremamente importante. Dessa forma, as obras realizadas na Funad ao longo desses sete anos de governo são uma conquista e um sinal de muito respeito que nós temos tido em relação a todas as políticas públicas e, particularmente, a essa política de atenção às pessoas com deficiência”, destacou.

A deputada estadual Estela Bezerra complementou que ação do projeto socialista do Governo do Estado dá as condições necessárias de desenvolvimento e de igualdade de oportunidades, atendendo as demandas de pessoas com deficiência, que representam 18% no Brasil e mais de 20% na Paraíba. “João Pessoa tem uma referência estadual que é a Funad, que há muitos anos não recebia investimentos e hoje tem clínicas, piscina e assistência, inclusive, para crianças autistas. Então, isso faz uma grande diferença na vida das pessoas”, comemorou.

Já o deputado Trócolli Júnior pontuou o empenho da gestão estadual para a melhoria no atendimento de serviços já existentes. “O que estamos vivendo aqui na Funad é um novo momento de pessoas que têm compromisso com  a questão da pessoa com deficiência. Portanto, eu fico muito orgulhoso com o planejamento de obras dessa gestão e, principalmente, por ver um órgão como esse completamente reformado, remodelado e atendendo a mais de mil pessoas por dia”, concluiu.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Hervázio Bezerra e Frei Anastácio; o secretário de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo; a secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Cida Ramos; a diretora da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães; a presidente da Funad, Simone Jordão; e representantes da Câmara Municipal de João Pessoa, vereadores Bruno Farias, Leo Bezerra, Marcos Henriques e Sandra Marrocos.

ParlamentoPB

    Sem tags.