Comissão pede retomada do eixo norte da transposição

Por - em 7 anos atrás 383

alpb transposiçãoApelando para a fé, o Padre Djaci Brasileiro fez uma oração em um dos trechos que compreendem o Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco pedindo para que as obas recomecem e matem a sede da população da região que espera pela integração das águas do ‘Velho Chico’. O Eixo Norte será responsável por abastecer municípios da Paraíba, de Pernambuco, do Ceará e do Rio Grande do Norte. Nesse trecho, as obras da transposição estão paralisadas desde junho de 2016.

O religioso acompanhou uma caravana organizada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, por meio da Frente Parlamentar da Água. Além da participação de deputados estaduais da Paraíba, a caravana conta com a presença de parlamentares do Ceará, Pernambuco e do Rio Grande do Norte. A Caravana do Eixo Norte tem como objetivo chamar atenção para a necessidade da retomada das obras da transposição.

Renato Gadelha, presidente da Frente Parlamentar da Água,  explicou que a caravana também quer garantir que as obras do Eixo Norte sejam retomadas. “Há questões jurídicas a serem tratadas, mas temos milhões de seres humanos correndo o risco de ficar sem água. Nosso período de chuvas passou e não tivemos a reposição dos mananciais. Só a transposição poderá garantir o abastecimento para o Sertão da Paraíba, além de vários municípios de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Sem a participação da sociedade, não teremos força suficiente para vencer mais esta batalha. Convoco a todos a se unirem em favor desta obra que é a salvação para mais de 12 milhões de nordestinos”, disse o parlamentar.

Redação