Deputados visitam obras do Eixo Norte da Transposição nesta segunda

transposiçÕ 2A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através da Frente Parlamentar da Água, fará visita técnica às obras do Eixo Norte da Transposição do São Francisco nesta segunda-feira, dia 19 de junho. Além da participação de deputados estaduais da Paraíba, a caravana contará com a presença de parlamentares do Ceará (CE), de Pernambuco (PE) e do Rio Grande do Norte (RN). Representantes das igrejas católica e evangélica, assim como, representantes da sociedade civil organizada também acompanharão a expedição.
 
Após a conclusão das obras do Eixo Leste da transposição, no município de Monteiro, na Paraíba, responsável por levar água ao agreste paraibano, tem sido constante a cobrança dos parlamentares pela conclusão do Eixo Norte. Nesse trecho, as obras da transposição estão paralisadas desde junho de 2016. O Eixo Norte será responsável por abastecer municípios da PB, de PE, do CE e do RN. Segundo o presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB, deputado Renato Gadelha, a caravana visitará os municípios de Terra Nova e Salgueiro, em Pernambuco; em seguida irá até a barragem da cidade de Jati, no Ceará; logo após os parlamentares irão aos municípios de São José de Piranhas e Cajazeiras, na Paraíba. “Precisamos apertar o cerco para que a gente tenha o mais rápido possível essas águas aqui. Não podemos aguentar esperar um novo período de invernada. Convoco toda essa Assembleia, pois vamos estar observando o trecho que está interditado e esperamos que isso seja resolvido judicialmente”, declarou o deputado.
 
O deputado Jeová campos destacou que a visita técnica ao Eixo Norte é uma iniciativa de estrema importância para os paraibanos. Para o parlamentar, é necessário acima de tudo que haja união entre os políticos com o objetivo de beneficiar a população sertaneja do Nordeste. “Espero que a classe política entenda que precisamos resolver essa questão. Houve toda uma luta política pra que a água chegasse em Campina e chegou. Foi muito bom para a Paraíba a tranquilidade que temos hoje, então não podemos deixar o Sertão sem água”, reivindicou.
 
Para o deputado Guilherme Almeida, o empenho do Poder Legislativo da Paraíba tem sido fundamental na busca pela retomada das obras do Eixo Norte. Guilherme Almeida lembrou que para a conclusão do Eixo Leste, os deputados paraibanos provocaram todos os órgão envolvidos com a obra, principalmente o Governo Federal, desta forma, o mesmo deve ser feito em prol do Eixo Norte. “A Frente Parlamentar da Água arregaçou as mangas para a conclusão do Eixo Norte, que está sob questões judiciais. E nesta segunda-feira nós iremos cumprir essa agenda para fazer a nossa parte. O Poder Judiciário está com essa decisão nas mãos e o Poder Legislativo irá provocá-lo”, garantiu o deputado.
Redação