Assembleia Legislativa celebra aniversário do Exército Brasileiro

Por - em 7 anos atrás 466

execito alpbA Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta segunda-feira (17), uma Sessão Especial em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro, celebrado no dia 19 de abril, data da criação da corporação. Com propositura do deputado estadual João Gonçalves (PDT), a solenidade teve o objetivo de homenagear os 369 anos da instituição do exército como entidade de proteção do território e da nação brasileira.

 
O parlamentar relembrou o espírito patriótico brasileiro iniciado na Batalha dos Guararapes, em 1648, em Pernambuco, quando um grupo de brasileiros de diferentes etnias se reuniram, pela primeira vez, para combater a dominação holandesa. “Atualmente, o Dia do Exército Brasileiro serve para comemorar essa vitória, de forma a enaltecer o espírito patriótico brasileiro e divulgar a importância dessa força secular e os valiosos integrantes, formados por homens e mulheres, vocacionados e preparados para a defesa da nossa pátria amada”, afirmou o deputado.
 
O General de Brigada, Marcos José Pupin, comadante do 1º Grupamento de Engenharia, participou da sessão e agradeceu ao deputado João Gonçalves pela propositura, destacando os valores da corporação. “O Exército está sempre presente nos mais remotos rincões do território brasileiro, proporcionando estabilidade, segurança, defesa e ações a favor do desenvolvimento econômico, científico, tecnológico e social e que se constiui numa instuição democrática, apartidária e inteiramente dedicada ao serviço da nação”, ressaltou o comandante.
 
Estiveram presentes na Sessão Especial o deputado estadual Jutay Meneses (PRB), o superintendente Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Bruno Farias, o comandante do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército (BIMtz), Cel. Maurício Valença, o comandante do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec), Ten. Cel. Marcello Yoshida, o comandante da 23ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM), a diretora do Hospital de Guarnição do 1º Grupamento de Engenharia, Carla Maria Clausi, o Diretor de Comunicação do Tribunal Reginal do Trabalho da Paraíba (TRT-PB), Walter Azevedo, além de autoridades e representantes da sociedade civil organizada.
Redação