Aniversário do MEL é comemorado na Assembleia Legislativa da Paraíba

Por - em 7 anos atrás 625

alpb melA Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta sexta-feira (24), uma Sessão Especial em comemoração aos 25 anos do Movimento do Espírito Lilás (MEL). A propositura do deputado Anísio Maia para a solenidade teve como objetivo homenagear a entidade que atua em defesa dos interesses da população LGBT, contra as desigualdades sociais e discriminações no estado.

 
Anísio Maia destacou que a Assembleia Legislativa está atenta na defesa das pessoas e contra a discriminação. “A Assembleia está vigilante para que os direitos sagrados da comunidade LGBT não sejam arranhados. Estamos de olho para que toda esta onda de atraso político e social que toma conta do Brasil não tenha vez aqui nesta Casa”, garantiu.
 
A deputada Estela Bezerra participou da homenagem e parabenizou Anísio Maia pela propositura. “Em um contexto tão adverso, onde assistimos o crescimento de um pensamento fascista e fundamentalista, que vai ao extremo das discriminações, o deputado Anísio Maia contraria esse movimento”, destacou a parlamentar.
 
O presidente do MEL na Paraíba, Renan Palmeira, agradeceu a homenagem realizada pela Assembleia e ressaltou o reconhecimento a organização não governamental, que completa 25 anos de luta na luta da diversidade humana. “O fato da Assembleia Legislativa fazer essa sessão é um sinal de respeito. Alguns parlamentares acreditam no direito igualitário, na promoção dos direitos humanos e na cidadania para todos e todas”, observou.
 
Para o fundador do MEL na Paraíba, Luciano Bezerra Vieira, a sessão foi bastante positiva. “Para nós é um momento de muita alegria. Claro que a gente tem muito ainda a conquistar e lutar para manter o que já conseguimos, com esforço, durante nestes 25 anos. Agradeço o apoio do deputado Anísio Maia, que é mais um que soma com a deputada Estela Bezerra, nessa luta contra qualquer tipo de preconceito e discriminação”, pontuou.
 
A gerente executiva de Direitos Sexuais e LGBT da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Roberta Schultz, destacou ações e políticas públicas implantadas pelo Governo do Estado e como as reivindicações feitas pelo MEL contribuem para construção destas políticas. “Nos últimos seis anos, implantamos o Centro de Referência Estadual dos Direitos de LGBTs da Paraíba, implantamos o Ambulatório de Saúde Integral da População de Travestis e Transexuais, criamos o Conselho Estadual de Direitos LGBTs, que era uma reivindicação antiga do Movimento”, destacou.
 
Estiveram presentes na Sessão Especial, o deputado estadual João Gonçalves, a vereadora Sandra Marrocos; o delegado da Delegacia de Repressão a Crimes Homofóbicos, Marcelo Falconi; a representante do Tribunal de Justiça da Paraíba, juíza Antonieta Maroja Nóbrega; a professora do Departamento de História e do Programa de Graduação em Direitos Humanos da universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lucia Guerra; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Guiani Campos Coutinho, além de representantes da sociedade civil organizada.
Redação