Erramos! Mas ainda é tempo

Por - em 8 anos atrás 782

Erramos! Mas ainda é tempo

As notícias de hoje indicam recessão econômica, violência nas ruas, inflação alta, governo sem rumo, a Petrobras derretida pelo roubo e a incompetência, o povo profundamente descontente, milhões de crianças fora da escola e as outras em um sistema sem qualidade, sobretudo desconfiança profunda com todos que fazem política, por causa da corrupção monumental e generalizada.

É natural e correto jogar a culpa na Dilma, no Lula, no PT: eles encarnam a incompetência e irresponsabilidade na gestão e a tolerância e roubo da corrupção. Mas a culpa não é apenas deles. Por ação ou omissão, outros erraram e erram.

Primeiro, os partidos que fazem parte do governo: a base de apoio à corrupção e aos desmandos. Por locupletar-se com cargos, PCdoB, PDT, PMDB, PTB, PRB, PR e todos os outros são tão culpados quanto o PT, por conivência ou por omissão.

Sinto culpa porque há dez anos tento e não consigo influenciar meu partido, pdt, deslumbrado com ministério desde 2007, depois de ter sido oposição quando nele ingressei em 2005. Todos os coniventes, os omissos ou os impotentes,também somos culpados. Os eleitores que os elegeram também têm parte da responsabilidade, mínima, mas têm.

Felizmente, sempre é tempo de mudar e enfrentar o problema, reverter a vergonha e a decadência, lutar por um novo rumo para o Brasil. De maneira que deixemos para filhos e netos notícias diferentes das que dominam o presente brasileiro.

Cristovam Buarque