DEMOCRACIA É MEIO

Por - em 6 anos atrás 1296

O regime político de uma nação é a forma pela qual ela espera crescer e desenvolver-se.

Crescer e desenvolver-se para dar melhor qualidade de vida ao seu povo, procurando atender as sempre crescentes demandas sociais.

Há nações que acreditam alcançar esses objetivos pelos chamados regimes autoritários, ditatoriais, totalitários. Há as que os busquem pelos regimes democráticos, inclusive o Brasil.

A diferença básica de um e outro regime é que, no primeiro, o povo não escolhe, não participa, não sugere, não é sujeito ativo. Já nos regimes democráticos, o povo é o poder originário dos demais poderes e a qualidade de seu ativismo cívico é diretamente proporcional à qualidade dessa democracia!

Já definimos há pouco que a democracia para nós é um meio. Meio através do qual implantaremos nossas políticas públicas de educação, saúde, segurança, infraestrutura, cultura, etc… .

Mas para que essas políticas públicas sejam efetivamente exitosas, temos que fazer uma democracia de qualidade. E para alcançarmos esse estágio democrático temos que escolher com qualidade. Como assim? Não trocando o voto por favores; não vendendo o voto; ao contrário, fazendo dele o nosso controle de qualidade da vida pública.

Vejo hoje muitos insatisfeitos com a política e não podia ser diferente, e por isso pregando contra a democracia. Os políticos, em sua maioria, nos decepcionaram, é verdade. Mas uma coisa é a política, outra é a democracia. Aquela está ruim porque escolhemos mal. A democracia não tem culpa disso! Ela não escolhe por nós. Ela apenas nos permite escolher.

Podemos fazer da atividade política uma atividade para o bem social, para o bem coletivo, para o bem municipal, estadual e nacional. Podemos mudar a política se quisermos. Podemos acabar com as mordomias hoje existentes; podemos acabar com os grupelhos políticos que atuam em benefício próprio; podemos “enterrar” os larápios da vida pública. Só depende de nós!

E sabe por que? Porque temos a democracia! Ela nos permite levantar a poeira e dar a volta por cima, como diz a música. A democracia é nossa aliada na faxina que queremos fazer na vida pública brasileira. Para isso, basta o voto!

Fernando Caldeira