Veja como será a volta da Liga dos Campeões

Por - em 4 anos atrás 281

Parada desde 11 de março, a Liga dos Campeões volta a ser disputada nesta sexta-feira, com as partidas restantes das oitavas de final. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Uefa precisou realizar uma série de alterações na competição, que terá clima de Copa do Mundo, com 13 jogos em pouco mais de três semanas. Para preparar os torcedores para os confrontos, confira as respostas para as principais dúvidas sobre o maior torneio de clubes da Europa.

Qual é o novo formato da Liga dos Campeões?

Assim como ocorreu logo antes da paralisação, as partidas até a decisão serão com portões fechados. Os quatro jogos de volta das oitavas de final que estão pendentes (Manchester City x Real Madrid; Juventus x Lyon; Bayern de Munique x Chelsea; Barcelona x Napoli) serão disputados nos estádios das equipes mandantes, conforme a programação original.

A principal mudança começa nas quartas de final. A partir do dia 12, os times que permanecerem no torneio se concentram em Lisboa. Todas as partidas até o fim do campeonato vão ser na capital portuguesa, em jogo único. Os palcos dos duelos serão o estádio José Alvalade, do Sporting, e o Estádio da Luz, do Benfica, que receberá a final, em 23 de agosto.

Quais foram as mudanças no regulamento?

Nesta edição especial de Liga dos Campeões, serão permitidas cinco alterações para cada time durante a partida. Para diminuir as interrupções no jogo, as mudanças deverão ser feitas em, no máximo, três momentos. Caso haja prorrogação, os técnicos terão direito a mais uma substituição.

O gol marcado fora de casa segue como critério de desempate para os jogos remanescentes das oitavas de final. Como a partir das quartas as disputas serão em confrontos únicos, a regra não se aplicará.

Como serão as quartas e as semifinais?

Em caso de empate ao fim do tempo regulamentar, as partidas de ambas as fases vão para a prorrogação. Se a igualdade for mantida, o jogo vai para a disputa de pênaltis, da mesma maneira que ocorre na grande decisão.

Como ficam os cartões amarelos?

Por causa da reformulação, a Uefa decidiu zerar os cartões amarelos dos jogadores nas quartas de final. Como o número de jogos foi reduzido, a entidade optou por antecipar a medida, anteriormente aplicada no início das semifinais.

Neymar é um dos beneficiados pela ação. Em caso de classificação do PSG para a semifinal, o brasileiro corria risco de ser suspenso pois tinha dois cartões amarelos, recebidos no duelo contra o Borussia Dortmund.

Os clubes podem registrar novos jogadores?

A Uefa permitiu aos 12 clubes que seguem vivos na Liga dos Campeões que fizessem pelo menos três mudanças em suas listas de inscritos no torneio. Mas com algumas regras, que impediram, por exemplo, que jogadores contratados em julho fossem incorporados.

O limite máximo de atletas por lista segue em 25. Os novos jogadores necessariamente têm que estar regularizados no clube desde o último dia 3 de fevereiro, ou antes do jogo de ida das oitavas de final de seu clube. O PSG, por exemplo, não terá Cavani e Meunier, que não renovaram contrato.

Tais restrições impedem, por exemplo, que o Chelsea utilize o meia marroquino Ziyech, contratado junto ao Ajax, e o atacante alemão Timo Werner, que vai desfalcar o RB Leipzig no torneio e não poderá atuar pela equipe londrina.

Redação