Aquecimento para a Champions: o que julho reserva para os 12 times que lutam pelo título europeu

Por - em 4 anos atrás 259

Em uma temporada normal, julho marca os últimos dias de férias e a volta aos treinos para as equipes da Europa, que passam o mês se preparando para começar suas competições a partir de agosto. Mas este, naturalmente, não é um ano como outro qualquer.

Na temporada marcada pela pandemia de Covid-19, que interrompeu o futebol mundial e bagunçou o calendário, julho é tempo de encerrar as competições atrasadas. E para 12 times, é hora também de se preparar para a reta decisiva da Liga dos Campeões da Uefa, que este ano terá um modelo especial de disputa, entre 7 e 23 de agosto, tendo Lisboa como sede única e neutra para todos os concorrentes.

Os últimos classificados das oitavas de final serão conhecidos nos dias 7 e 8 de agosto. Entre 12 e 15, serão jogadas as quartas. As semifinais serão nos dias 18 e 19, e a decisão, no dia 23. A Uefa vai anunciar no dia 10 de julho os locais e datas de cada confronto, além de sortear os cruzamentos a partir das quartas. Serão utilizados dois estádios apenas: José Alvalade, do Sporting, e Estádio da Luz, do Benfica, este já designado para a final.

Com calendários diferentes em cada país, os clubes vivem situações distintas de preparação, incluindo a quantidade de jogos que cada um disputará em julho. O RB Leipzig, por exemplo, se despediu no último sábado da Bundesliga, e ficará pelo menos 45 dias sem partida oficial antes de jogar as quartas de final de Champions.

Desafio parecido com o dos times franceses. Lyon e PSG não jogam desde a interrupção da temporada, em março, já que o Campeonato Francês foi declarado oficialmente encerrado em maio, sem a disputa das dez últimas rodadas. O time de Neymar, que já está nas quartas da Champions, tem apenas dois jogos oficiais em julho: a decisão da Copa da França, dia 24, contra o Saint-Etienne, e a final da Copa da Liga Francesa, dia 31, contra o Lyon, que só fará esse jogo antes de encarar a Juventus nas oitavas, uma semana depois.

Do outro lado da balança, os times que mais jogarão em julho são os italianos: dez partidas para Atalanta e Napoli, e nove para a Juventus. Manchester City e Chelsea farão, pelo menos, oito jogos, sete pela Premier League e a semifinal da Copa da Inglaterra, podendo chegar a nove para quem for à final, ainda sem data marcada.

Italiano: veja na tabela os jogos que restam para Juventus e Napoli

Inglês: confira os jogos restantes do City e do Chelsea

Espanhol: veja na tabela as partidas que faltam para Barcelona, Real e Atlético

Italianos e ingleses terão pouco descanso

Enquanto os times alemães passarão o mês de julho focados apenas na preparação para a Champions, os times italianos e ingleses vivem situação oposta: terão compromissos oficiais até uma semana antes das oitavas de final do torneio continental.

CONFIRA QUANTO TEMPO CADA TIME TERÁ DO ÚLTIMO JOGO OFICIAL ATÉ A CHAMPIONS:

JUVENTUS E NAPOLI – 5 ou 6 dias até as oitavas (dependem do dia do seu jogo, 7 ou 8/8)

LYON – 6 ou 7 dias até as oitavas (depende do dia do seu jogo, 7 ou 8/8)

CHELSEA E MANCHESTER CITY – No máximo 11 dias até as oitavas (ambos têm duas variáveis: se chegarão à final da Copa da Inglaterra e quando será o seu confronto na Champions, 7 ou 8/8)

ATALANTA – De 10 a 13 dias até as quartas (depende do dia do seu jogo, entre 12 e 15/8)

PSG – De 11 a 14 dias até as quartas (depende do dia do seu jogo, entre 12 e 15/8)

BARCELONA E REAL MADRID – 19 ou 20 dias até as oitavas (dependem do dia do seu jogo, 7 ou 8/8)

ATLÉTICO DE MADRID – De 24 a 27 dias até as quartas (depende do dia do seu jogo, entre 12 e 15/8)

BAYERN DE MUNIQUE – 33 ou 34 dias até as oitavas (depende do dia do seu jogo, 7 ou 8/8)

RB LEIPZIG – de 45 a 48 dias até as quartas (depende do dia do seu jogo, entre 12 e 15/8)

Outras decisões antes da Champions

Julho será, também, um mês de jogos decisivos para oito dos 12 times da Champions. A Juventus tem quatro pontos de vantagem sobre a Lazio na liderança do Italiano, que só terminará no dia 1º de agosto. No Espanhol, que vai até 18 de julho, os gigantes Real Madrid e Barcelona lutam rodada a rodada pelo título.

Outras cinco equipes têm compromissos decisivos por suas copas nacionais. Na Inglaterra, Manchester City e Chelsea estão nas semifinais da Copa da Inglaterra, e podem se cruzar numa eventual decisão. Campeão do já encerrado Campeonato Alemão, o Bayern de Munique decidirá a Copa da Alemanha neste sábado, contra o Bayer Leverkusen. Depois, terá um mês de preparação para enfrentar o Chelsea nas oitavas da Champions. Na França, Lyon e PSG vão encerrar a temporada nacional na decisão da Copa da Liga.

SITUAÇÃO DE CADA CLUBE NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS:

JUVENTUS – Líder do Italiano, disputa o título

LYON – 7º no Francês (encerrado em maio, sem conclusão da temporada), está na final da Copa da Liga Francesa

REAL MADRID – Líder do Espanhol, disputa o título

MANCHESTER CITY – 2º no Inglês, sem chance de título, está na semifinal da Copa da Inglaterra. Depende de julgamento na Corte Arbitral do Esporte para saber se poderá jogar a próxima Champions

BARCELONA – 2º no Espanhol, disputa o título

NAPOLI – 6º no Italiano, disputa vaga na próxima Liga Europa

BAYERN DE MUNIQUE – Campeão alemão (já encerrado), está na final da Copa da Alemanha

CHELSEA – 4º no Inglês, disputa vaga na próxima Champions. Está na semifinal da Copa da Inglaterra

ATALANTA – 4º no Italiano, disputa vaga na próxima Champions

ATLÉTICO DE MADRID – 3º no Espanhol, disputa vaga na próxima Champions

PARIS SAINT-GERMAIN – Campeão francês (encerrado em maio, sem conclusão da temporada), está nas finais da Copa da França e da Copa da Liga Francesa

RB LEIPZIG – Terceiro colocado no Alemão (já encerrado), classificado para a próxima Champions

Descansados ou em atividade, concentrados só na Champions ou em busca de outros desafios, os 12 concorrentes ao título europeu terão todo o mês de julho para fazer os últimos ajustes para encerrar a temporada mais atípica da história da competição continental.

Redação