Santos vence o Guarani no Pacaembu

Por - em 5 anos atrás 379

santosQuem segura?

A fase iluminada de Jean Mota fez o Santos chegar à sexta vitória em sete rodadas do Campeonato Paulista. De desacreditado no ano passado a fundamental na equipe em 2019, o meio-campista fez dois no triunfo por 3 a 0 sobre o Guarani, nesta segunda-feira, no Pacaembu – o garoto Rodrygo, que estreou na temporada pelo Peixe, fez o terceiro (assista abaixo aos melhores momentos).

Classificação

Agora com 18 pontos, o Santos lidera o Grupo A, quatro acima do RB Brasil. A vaga no mata-mata está cada vez mais próxima. A Ponte Preta, terceira colocada na chave, tem apenas nove pontos. O São Caetano é o último, com quatro. O Guarani ainda sonha com a vaga. O Bugre é o terceiro do Grupo B, com dez pontos, quatro abaixo do Palmeiras e dois a menos do que o Novorizontino (veja aqui a tabela completa do Paulistão).

Primeiro tempo

O Santos teve muita dificuldade de passar pela eficiente marcação do Guarani. O Peixe não conseguiu colocar a velocidade dos últimos jogos para trocar passes e parou no bloqueio armado por Osmar Loss no início. Cueva apareceu pouco na criação. Alison levou perigo em chute com desvio que passou perto da trave direita de Giovanni. O Bugre sofreu duas baixas em apenas 15 minutos. Lesionados, William Matheus e Lucas Crispim foram substituídos logo no começo do jogo. Mas o Santos cresceu nos minutos finais. O gol saiu aos 37, com boa troca de passes. Cueva tocou para Victor Ferraz, que encontrou Carlos Sanchez na área. O uruguaio bateu cruzado, e o artilheiro Jean Mota desviou – sexto dele no Paulistão.

Segundo tempo

Sampaoli conseguiu dar mais volume de jogo ao Santos no retorno do intervalo, com mais velocidade na troca de passes. Rodrygo atuou pela primeira vez com a camisa alvinegra ao entrar no lugar de Cueva aos 15 minutos. Foi dele uma boa jogada na linha de fundo que quase resultou no segundo gol com Jean Mota e depois Derlis González no rebote. O Peixe ampliou nos minutos finais. Aos 35, Jean Mota cobrou falta e marcou o segundo. Aos 40, Rodrygo, de cabeça, fechou o placar.

Jean Mota, o artilheiro

A chegada do técnico Jorge Sampaoli transformou a temporada de Jean Mota. Em baixa no clube em 2018, o meio-campista vive em 2019 uma fase de artilheiro. Ele marcou nesta segunda o sétimo gol dele em sete rodadas do Paulistão. Ele é principal goleador do torneio até o momento.

Rodrygo, o retorno

O atacante de 18 anos fez o primeiro jogo pelo Santos na temporada. Ele entrou aos 15 minutos do segundo tempo em substituição a Cueva e marcou o terceiro gol do Peixe, aos 40. O garoto era a grande estrela do Brasil na disputa do Sul-Americano Sub-20, mas, assim como toda a equipe, não teve bom desempenho. A equipe não conseguiu a vaga no Mundial da categoria.

É azar demais

O Guarani perdeu três jogadores por lesões na partida. Dois deles logo no início do jogo: William Matheus saiu aos 11 minutos, enquanto Lucas Crispim deixou o gramado aos 16. Na etapa final, foi a vez de Deivid, aos 33, ser trocado.

Próximos jogos

O Santos faz o clássico contra o Palmeiras, sábado, às 19h, na arena do rival, em São Paulo. O Guarani recebe o São Caetano, no mesmo dia, às 16h30, no Brinco de Ouro, em Campinas.

Redação