Flamengo e Palmeiras vencem e garantem vaga na próxima fase.

Por - em 6 anos atrás 439

flamengo emelecFlamengo 2 x 0 Emelec

O JOGO

XÔ, ZICA!

Depois de eliminações na 1ª fase nas três últimas participações na Libertadores, o Flamengo avançou às oitavas de final da competição pela primeira vez desde 2010. E a vaga veio com uma rodada de antecipação, graças à vitória por 2 a 0 sobre o Emelec, no Maracanã, com dois gols de Éverton Ribeiro.

DISPUTA PELA LIDERANÇA NA ÚLTIMA RODADA

Com a vitória, o Flamengo chegou a 9 pontos e segue em segundo lugar no Grupo 4. Na próxima quarta-feira, decidirá contra o River Plate, na Argentina, a liderança do grupo e a vantagem de fechar em casa o confronto das oitavas de final.

HERÓI DA NOITE

Éverton Ribeiro foi o herói da classificação. O meia foi o melhor do Flamengo na partida e marcou os dois gols da vitória. No primeiro, pegou rebote e afundou as redes. No segundo, cobrou falta colocada, sem chances para o goleiro Dreer. Nas comemorações, homenageou o nascimento do filho Augusto, colocando o dedo na boca simulando uma chupeta.

NOS BRAÇOS DA TORCIDA

O jogo marcou o reencontro do Rubro-Negro com sua torcida na competição. Nas duas primeiras rodadas com mando de campo, a equipe jogou com portões fechados para cumprir suspensão pela confusão na final da Sul-Americana. Nesta quarta, foram 36.754 pagantes e 40.390 presentes no Maraca.

BARBIERI EXPULSO

Maurício Barbieri foi expulso pela arbitragem aos 12 minutos do 2º tempo por excesso de reclamação. Quem comandou o Flamengo no restante da partida foi o auxiliar Mauricinho.

1º TEMPO

 O jogo começou franco, com ambas as equipes se lançando para frente e dando margens para contra-ataques. A primeira chance foi do Fla, com Vinicius Jr., aos 5 minutos. O Emelec respondeu logo depois, em chute de Preciado que explodiu na zaga.

A partir daí, o Rubro-Negro assumiu o controle da partida. E chegou com perigo três vezes em sequência: em cabeceio de Juan aos 23, que Dreer espalmou para o travessão, em chute de Éverton Ribeiro para fora aos 24 e em chute fraco de Dourado aos 25. Nos minutos finais, Juan cabeceou mais uma bola na trave.

O time equatoriano só voltou a ameaçar aos 45, em cruzamento de Lastra, que Rever cortou mal e Diego Alves precisou jogar para fora. No lance, Juan sentiu, foi substituído e o árbitro encerrou a etapa antes da cobrança de escanteio.

2º TEMPO

 O Fla tirou o zero do placar logo no início da segunda etapa. Renê tabelou com Vinicius Jr. e tocou para trás, Diego chutou e Dreer defendeu. No rebote, Éverton Ribeiro mandou para o fundo das redes. E seguiu no controle do jogo. Dando espaço para o Emelec apenas aos 11, em chute de Luna.

O Rubro-Negro ameaçou mais duas vezes, em bomba de Rodinei e chute de Dourado, ambos interceptados pela defesa. Aos 32, Vinicius Junior desperdiçou a chance mais clara. A defesa do Emelec recuou errado, e o atacante do Fla demorou a perceber que não estava em condição de impedimento.

Os equatorianos deram um susto aos 39, em chute de Preciado e rebote de Lastra. Aos 46, Éverton Ribeiro, de novo, em linda cobrança de falta, espantou qualquer chance de o fantasma da 1ª fase voltar a assombrar o Fla.palmeiras barranquila

Palmeiras vence o Junior Barranquilla e se garante como o melhor da Libertadores.

Palmeiras 3 x 1 Junior Barranquilla

O JOGO

PRIMEIRÃO

O Palmeiras venceu o Junior Barranquilla por 3 a 1 na noite desta quarta-feira, na arena alviverde, e garantiu a liderança geral da fase de grupos da Libertadores, com 16 pontos. Isso significa que o Verdão sempre fará o segundo jogo como mandante a partir das oitavas de final até uma possível decisão. Autor dos três gols alviverdes no segundo tempo, Borja foi um dos dois titulares que iniciaram a partida, ao lado de Dudu.

AJUDA PARA OS HERMANOS

A vitória do já classificado Palmeiras, que teve os titulares da defesa e do meio-campo totalmente poupados, ajudou o Boca Juniors a se classificar como segundo colocado do Grupo 8. Na Bombonera, o time argentino goleou o Alianza Lima por 5 a 0 – CLIQUE AQUI e veja a tabela da Libertadores.

PRO GOOOLLLLL…

O Palmeiras chegou a 301 gols na história da Libertadores: é o time brasileiro que mais balançou as redes na competição. Na lista geral, liderada pelo argentino River Plate com 501 gols, o Verdão é o décimo colocado.

ARTILHEIRO DE CARA FECHADA

Borja chegou a 14 gols em 22 jogos neste ano. Após o primeiro gol, o atacante encarou a torcida – resposta aos protestos de torcedores no domingo, em frente à Academia? No segundo, correu direto para o banco de reservas. No terceiro, saiu andando de cabeça baixa. O jogador colombiano é nascido em Barranquilla, cidade do Junior, seu time de infância: foi isso que ele alegou no fim do jogo (veja no vídeo abaixo). No banco de reservas, após ser substituído sob aplausos, Borja continuou com a expressão séria.

TORCIDA QUE CANTA, VIBRA E…

Antes do jogo, a principal organizada palmeirense gritou contra Roger Machado – depois da derrota contra o Corinthians, no domingo, um comunicado pedia a demissão do técnico. O restante da arena aplaudiu. No intervalo, com o jogo ainda empatado, as vaias vieram de todos os lados. No segundo tempo, a festa da galera alviverde foi geral.

PRIMEIRO TEMPO

Os goleiros foram decisivos para que o placar ficasse em branco na primeira etapa. Se Fernando Prass fechou o gol do Palmeiras, do lado do Junior Barranquilla o nome foi Sebástian Viera. Dudu, Guerra e Borja tiveram as melhores chances para o Verdão, mas pararam no goleiro uruguaio. Já Téo Gutiérrez, duas vezes, e Murillo viram Prass fazer três defesas incríveis.

SEGUNDO TEMPO

Logo aos 6 minutos da etapa final, Vieira soltou uma bola no pé de Borja, que abriu o placar. Já Prass manteve o nível ao defender um pênalti – de marcação polêmica – batido por Barrera, aos 10. Depois, as porteiras se abriram de vez: Borja (14), Téo Gutierrez (21, impedido) e Borja de novo (23) completaram o placar da vitória palmeirense na arena.

ATUAÇÕES

Borja e Prass foram os melhores na vitória alviverde: CLIQUE AQUI e veja as notas.

NA ARENA

Público: 25.787 torcedores

Renda: R$ 1.621.350,28

PRÓXIMOS JOGOS

No sábado, às 21h (de Brasília), o Palmeiras recebe o Bahia na arena pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Na outra quarta, de novo em casa, o adversário é o América-MG, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil – por ter vencido na ida por 2 a 1, o Verdão joga pelo empate. As oitavas de final da Libertadores só acontecem depois da Copa do Mundo, com confrontos a serem sorteados em 4 de junho.

Com Globo Esporte