Diego Souza vive dilema entre Sport e Palmeiras

Por - em 7 anos atrás 855

diego souzaA novela Diego Souza ganhou capítulos importantes nos últimos dias, mas ainda não acabou. Pretendido pelo Palmeiras, adorado no Sport, o jogador vive um dilema pessoal. Com contrato até 2018 no clube pernambucano, ele sofre forte assédio do Verdão. O Leão afirma que não tem interesse de negociar. E só abrirá possibilidade de vendê-lo se o jogador disser que quer sair. Ele não fez isso até agora – tampouco garantiu que permanece.

Diego deu apenas uma declaração até agora sobre o assunto e foi completamente enigmático. No mais, está em silêncio. Sequer participou da reunião com os diretores na última quinta-feira e mandou o pai e o empresário (Eduardo Uram) como seus representantes. Nos bastidores, comenta com pessoas próximas que de fato está em dúvida sobre qual decisão tomar.

A oferta dos paulistas balançou o meia. Confira, abaixo, por quê. E o que cada equipe tem a oferecer de positivo e negativo.

Seleção brasileira

Que fique claro: escolha Sport ou Palmeiras, Diego Souza não tem nenhuma garantia de que irá à Copa do Mundo da Rússia no ano que vem – grande obsessão do atleta. Ele está no radar de Tite e é uma das opções para a posição de centroavante, como também é Roberto Firmino, por exemplo.

Cada lado oferce uma vantagem nesse aspecto. Se ficar no Sport, Diego tem a vantagem de ser praticamente intocável na equipe. Ídolo no Recife, ele não tem vaga de titular ameçada. No Palmeiras, a tendência é que comece no time de cima – mas, a partir daí, seu rendimento vai ter de segurá-lo. A concorrência, no Verdão, é maior. A paciência da torcida, porém, tem tudo para ser menor que a do Recife.

No Leão, pelo que a reportagem apurou, o jogador ficou chateado com as críticas que recebeu após a perda da Copa do Nordeste. Chegou a ser vaiado em uma partida. Mas o carinho do torcedor permanece.

A equipe paulista também tem seu ponto positivo nessa balança: no Palmeiras, ele tende a jogar como centroavante, posição que o clube está à procura – e para a qual ele vem sendo convocado. No Leão, Diego joga como costuma atuar ao longo da carreira: de meia central, um camisa 10 – com liberdade para encostar na frente e jogar bem adiantado, mas quase sempre por trás de André. Ou seja, taticamente Diego estaria mais próximo da Rússia do que no Sport.

Vanderlei Luxemburgo até falou sobre o assunto – e descartou usar Diego de centroavante. No Leão, a não ser que algo extraordinário aconteça, o camisa 87 será meia. Até pelo alto investimento que o clube fez para contratar André, no começo do ano.

VisibilidadeDiego Souza chegou a ser vaiado por um grupo de torcedores recentemente, mas é ídolo da torcida do Sport (Foto: Eryck Gomes)

Falar de Seleção é, também, falar de visibilidade. Não há dúvida que a repercussão das atuações de Diego, no Palmeiras, seria maior do que no Sport. Ainda que ele tenha chegado à Canarinha pelo que jogou no Leão, a força do Verdão, na mídia, é consideravelmente maior. E a opinião pública, muitas vezes, tem peso em convocações. Principalmente em períodos pré-Copa do Mundo, quando todo mundo se interessa pelos possíveis representantes do Brasil na competição.

Isso traz uma oportunidade – mas também carrega um risco para Diego Souza. Caso não vá bem no Palmeiras, ele pode perder a vaga no time em pouco tempo. Ou, mesmo se mantido, tende a diminuir suas chances com Tite.

É que no Sport, como o alcance é menor, as atuações apagadas, em geral, ficam “escondidas” de boa parte do grande público. E Diego normalmente aparece nacionalmente quando brilha, como nas boas partidas do ano passado.

Projetos

Outro ponto que divide Diego é a ambição de Sport e Palmeiras. Como todo jogador, ele deseja estar na melhor equipe possível.

O Leão é um clube, nos últimos anos, que passou a traçar metas audaciosas. Neste ano, o sonho é alcançar uma vaga na próxima Libertadores. Tem boa estrutura e saúde financeira para tal – mas tem orçamento inferior ao das principais forças da competição. Se a diretoria do Sport conseguir garantias ou ao menos indicativos de que terá um time forte para brigar em cima na Série A, tem mais chances de seduzir Diego a permanecer.

O Palmeiras é o atual Campeão Brasileiro e Diego Souza encontraria vários jogadores do time do ano passado (Foto: Marcos Ribolli) O Palmeiras é o atual Campeão Brasileiro e Diego Souza encontraria vários jogadores do time do ano passado (Foto: Marcos Ribolli)

O Verdão, por outro lado, é uma das grandes forças do país no momento. Abastecido por novas fontes de renda, como as de sócios, do novo estádio e de um patrocinador forte, o Palmeiras é o atual campeão brasileiro e está vivo nas disputa para a conquista da Libertadores e da Copa do Brasil. Tem elenco recheado para chegar forte em todas, apesar dos percalços que tem encontrado no meio do caminho.

Pressão

Não é que Diego Souza trabalhe em um ambiente completamente desprovido de cobranças. Mas, no Recife, ele sofre muito menos com isso do que em outros momentos da carreira – como sua primeira passagem pelo Palmeiras.

Diego e Recife têm uma relação muito boa. O meia gosta da cidade – e a cidade traz coisas boas a ele. Adorado pelos torcedores do Sport, o meia tem liberdades que, de outro modo, possivelmente não teria. Tem o futevôlei, o lazer, a adaptação da família… Tudo isso ajuda.

Só houve um momento de real ameaça à paz. Recentemente, Diego foi muito criticado pela torcida do Sport. Em sequência apagada, o jogador não se destacou e não conseguiu impedir o vice-campeonato da Copa do Nordeste. Além disso, a equipe começou mal a Série A, assim como seu principal jogador.

Alguns torcedores mantiveram a postura de apoio a Diego, mas, pela primeira vez, ele enfrentou contestações. Esse momento incomodou o atleta, segundo pessoas próximas a ele. Mas a melhora de rendimento recente e a conquista do Pernambucano ajudaram a esfriar o ambiente.

Dinheiro

Seleção, cidade, pressão, cobrança. Tudo isso é importante. Mas não dá para não falar em dinheiro no caso. Pelas informações a que a reportagem teve acesso, a proposta salarial do Palmeiras é muito forte. Bem superior ao que recebe no Sport.

Esse é outro dos pontos que dividem o jogador. Por mais que ele receba bem e em dia, no Sport, a balança financeira pesa. Balança o atleta. Cabe ver como o Leão procederá no caso, já que o orçamento não permite extravagâncias como o Palmeiras vem fazendo.

O Sport não precisa oferecer um aumento para Diego. Ele tem contrato até o fim de 2018 com o clube e tem multa rescisória alta, de acordo com o clube. Mas pode ser obrigado a oferecer algo ao atleta para mantê-lo satisfeito com a eventual permanência.

Globo