Em oito finais no Paraibano, Belo mostra superioridade sobre o Galo

Por - em 7 anos atrás 415

botafogo jpeDonos de uma das maiores rivalidades do Estado, Botafogo e Treze vão se reencontrar mais uma na final do Campeonato Paraibano 2017, que começa a ser decidido no próximo domingo, às 18h30, no Amigão. Antes disso, eles já se enfrentaram em outras oito decisões, com superioridade do Alvinegro da Estrela Vermelha, campeão em seis oportunidades.

O primeiro Clássico Tradição que definiu o Paraibano aconteceu no distante ano de 1940. O campeonato foi decidido numa melhor de três jogos. O Treze venceu dois e ficou com o título.

O último encontro em decisões aconteceu em 2013. O Botafogo não vencia a competição há dez anos e encerrou o tabu diante do rival. O time da Capital perdeu o primeiro jogo da final por 1 a 0, no Almeidão, mas venceu o jogo da volta por 3 a 0, em pleno Amigão, e ficou com o título.

Vale lembrar que, Botafogo e Treze também protagonizaram a briga pelo título em outros formatos de disputa em que não tinha final, como em 2010, ano em que o campeonato foi decidido em quadrangular. Naquela oportunidade, o Galo ficou com o título e o Belo com o vice.

Um caso interessante aconteceu em 1975. O Botafogo conquistou o 1º turno e o Treze o 2º turno, porém o campeonato não acabou, pois o campeonato foi paralisado devido a uma ação judicial movida pelo Campinense. A FPF reconhece as duas equipes como campeãs daquele ano.

Redação